O sertão de Minas Gerais faz parte da mesorregião norte do estado. No entanto, nem toda a região se faz parte do sertão, através do clima semiárido e um até mesmo arcaico.
Geralmente, o termo sertão mineiro é utilizado para determinar uma região ainda mais ampla, permeada por todo o curso do Rio São Francisco e alguns de seus afluentes, como os rios:
O sertão de Minas Gerais faz parte da região noroeste do estado.
Ao mesmo tempo em que tem cidades consideradas pobres, conta com municípios desenvolvidos devido à produção de frutas oriundas de técnicas de irrigação.
No entanto, o sertão de Minas Gerais não se desenvolve como as regiões do sul do estado. Afinal a região é muito castigada pela seca, muito retratada em nossa literatura, por exemplo.
Formado em uma região plana, ainda mais quando comparada quando se compara aos relevos montanhosos da região oeste e sul de Minas Gerais.
Ademais, o solo é muito poroso e pouco profundo possibilitando o escoamento fácil das águas das chuvas. Por isso surgem rios intermitentes que vão engrossar o Rio São Francisco.
O sertão de Minas Gerais poderá aparecer em provas de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!
A colonização da região ocorreu por volta de 1690, quando ainda era habitada por nativos. Dois movimentos diferentes aconteceram nesse meio tempo, liderados pelos vaqueiros vindos da Bahia e outro pelos bandeirantes vindos de São Paulo.
Por conta dessa influência, a região desenvolveu primeiramente a criação de gado através do regime de sesmarias que no começo da colonização, pertencia às capitanias de Pernambuco e da Bahia.
Além da pecuária, a prática da agricultura de subsistência também foi desenvolvida, assim como a caça facilitada por grandes reservas de salitre, matéria-prima usada na fabricação da pólvora.
Hoje em dia a região conta com mais de 100 cidades. Alguns deles se tornaram polos industriais como por exemplo:
Além de alguns municípios que possuem agricultura irrigada como principal fonte de desenvolvimento e outras que vêm sendo desenvolvidas através de parcerias entre o governo federal e estadual.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o sertão de Minas Gerais?
Não deixe de ler também – 5 músicas para estudar o sertão nordestino.