Com o avanço das vacinações e o retorno do que entendemos como normalidade, muitos são aqueles que buscam novas oportunidades profissionais na internet.
A popularização dos processos seletivos online, no entanto, trouxe à tona um novo alvo para os cibercriminosos, que agora buscam divulgar falsas inscrições para possuir acesso a dados cadastrais dos candidatos.
Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 13 milhões e 700 mil cidadãos brasileiros encontram-se em situação de desemprego, buscando chances para iniciação profissional ou recolocação no mercado de trabalho.
Uma situação agravada pela pandemia e a crise econômica. Por outro lado, de acordo com estudo publicado pela PSafe – laboratório de cibersegurança, somente nos cinco primeiros meses do ano, foram identificadas 346.196 tentativas de golpe que simulavam a oferta de vagas virtualmente.
De acordo com Flávia Rodrigues, gerente de negócios corporativos da Thomas Case & Associados, “para detectar a veracidade de um anúncio, é sempre importante pesquisar e conferir todas as informações que constam na divulgação. Localize no Google, o nome da empresa e o nome da vaga, verifique se já não existe alguma denúncia sobre falsos processos seletivos. Outras fontes de informação são: a página da empresa nas redes sociais, como Facebook, Instagram e no LinkedIn, a maior rede social profissional que existe”, ressalta.
Para evitar cair em golpes, a especialista separou algumas dicas:
“Para os donos de empresas vítimas de falsos anúncios, divulgar imediatamente uma nota de esclarecimento em seus meios de comunicação é um passo essencial. Após o comunicado, deve-se criar uma força-tarefa com sua área de gestão de crise e enviar seus representantes ao local indicado no anúncio para levantar mais informações e, principalmente, para informar as pessoas presentes sobre o ocorrido”, destaca a gerente.
Aqueles que pretendem se candidatar a um novo serviço podem buscar diretamente pelo nome da vaga que pretendem ocupar. A plataforma de pesquisa trará agências de emprego, consultorias de RH e empresas específicas que tenham essa vaga divulgada.
Além disso, realizar o cadastro em sites de emprego gratuitos (Infojobs, Indeed, Vagas.com, LinkedIn, Empregos.com, SINE Empregos) e pesquisar todos os dias a existência de novas vagas é de grande ajuda no momento de se candidatar novamente.
Fonte: Assessoria de Imprensa do escritório Thomas Case & Associados.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – O que se deve evitar no comportamento no local de trabalho?