O sistema econômico conhecido como Economia Planificada tem como principal objetivo o desenvolvimento da produção controlada pelo Estado, o qual fica responsável pelo planejamento e pelas metas da economia do país.
Esse sistema econômico também pode ser conhecido como “Economia Centralizada”, sendo um modelo proposto pelo Socialismo.
A economia planificada busca suprir o mercado para garantir as necessidades sociais da população, possível de ser implementado por meio da prosperidade econômica do Estado.
O tema é constante em questões do Enem, vestibulares e concursos públicos. Portanto, vale a pena entender mais para fortalecer os estudos. Acompanhe o artigo!
Podemos citar como principais características desse sistema econômico:
Na economia planificada, que é contrária à economia de mercado, o Estado elabora um plano econômico detalhado com informações que define o quê, como, quanto, para quem produzir e quanto cobrar.
O Estado realiza uma análise de produção, visando fabricar somente aquilo que é necessário. Desse modo, é definido quanto será investido e como serão distribuídas as matérias-primas pelos produtores. Além disso, os preços vigentes também fazem parte das competências do Estado.
Outra particularidade válida de ser citada é que a economia planificada busca a redução do desemprego com o intuito de assegurar as necessidades básicas da população.
A economia planificada ficou muito popular na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que adotou o sistema no final da década de 1920. Na URSS, os planos estatais eram conhecidos como “planos quinquenais”.
Para se ter uma ideia, a Coreia do Norte adotou o sistema de planos quinquenais, influenciada pelos planos de Stalin, líder comunista da União Soviética.
Esse também era o sistema econômico utilizado na China até ocorrer a mudança para economia mista no final da década de 1970.
Na economia de mercado, o setor privado regula a economia de um país. Além disso, há pouca intervenção do Estado.
Esse sistema faz parte do capitalismo e tem como principal objetivo a obtenção de lucro. Tal modelo também pode ser conhecido como economia descentralizada.
A Economia Mista busca mesclar medidas presentes na economia planificada e de mercado. Trata-se de um modelo vigente em boa parte dos países, afinal, eles não adotam exclusivamente um sistema. Mas vale dizer que, mesmo na economia mista, um sistema sobressai o outro.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre economia planificada?
Não deixe de ler também – Deflação: Entenda o fenômeno econômico cobrado em vestibular e no ENEM.