Algumas perguntas feitas durante uma entrevista de emprego causam ansiedade em alguns candidatos. Pois, muitos têm medo de responder errado.
No entanto, o importante é que o candidato entenda que não há um certo e um errado para perguntas pessoais.
Todavia, o que é possível é uma adequação da resposta. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa direcionar suas respostas de maneira pertinente dentro de uma entrevista de emprego.
O importante para que você responda essa questão assertivamente é que você deixe claro que se identifica com a empresa em alguma questão.
Por isso, pode ser de extrema importância que você verifique a história da empresa através do site, bem como, a missão, visão e valores. Pois, esses são pontos importantes para você criar uma identidade entre a marca e a sua trajetória profissional.
Essa pergunta é clássica numa entrevista de emprego e as pessoas balbuciam em algum momento. No entanto, entenda que essa questão não é uma “pegadinha” do selecionador, é apenas para entender o que você compreende que precisa melhorar e o que você sabe que já fez de positivo.
Por isso, conhecer suas qualidades e defeitos é importante. Sendo assim, ao citar uma qualidade, procure exemplificar um resultado obtido mediante essa qualidade. Por exemplo, você pode citar que possui boa comunicação e que isso ajudou a bater as metas de vendas por muitos meses em seu último emprego.
Da mesma forma, quando for citar um defeito, procure sempre informar a sua busca por melhorias pessoais. Por exemplo, pode citar que precisa melhorar a questão de falar em público e, por isso, pretende fazer um curso de teatro.
Essa pergunta possui uma ideia principal, que não é exatamente saber da sua vida. É uma maneira de entender a sua capacidade de planejamento.
Por isso, não se preocupe em elaborar um grande objetivo. Certamente, demonstrar como você pretende chegar ao seu objetivo é mais importante. Por isso, procure relatar as etapas do seu planejamento. Essa é uma pergunta importante feita durante a entrevista de emprego.
É importante que o candidato entenda que o selecionador não procura confundi-lo com essas perguntas. Ao contrário, o foco é esclarecer seus objetivos e competências para que sejam alinhados aos objetivos da vaga.
Portanto, a intenção dessas questões não é julgar se você está certo ou errado. É entender o quanto você conhece a sua própria trajetória e a sua capacidade de lidar com desafios pertinentes à rotina da empresa.