Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, a estrutura de governança do Open Banking oferece os seguintes serviços, disciplinados na Resolução BCB nº 32 e nos manuais de serviços relacionados:
Plataforma que registra as instituições participantes do Open Banking e seus representantes.
O canal de suporte para acesso ao diretório e de encaminhamento de demandas às instituições participantes também é chamado de Service Desk, esse serviço recepciona e esclarece dúvidas das instituições participantes e desenvolvedores independentes.
Com três áreas distintas (para o cidadão, instituições participantes e desenvolvedores), o portal Open Banking Brasil reúne informações úteis sobre o ecossistema.
Esse ambiente permite às instituições participantes realizar testes automatizados em suas APIs ainda no estágio de desenvolvimento.
Uma plataforma voltada para resolução de disputas entre instituições participantes no âmbito do Open Banking.
Sendo assim, as instituições participantes devem apresentar ao BC, por meio dessa estrutura de governança, propostas de padrões técnicos para:
O Banco Central (BC) informa ser responsável por:
Além disso, o BC ressalta que não cria e nem administra nenhum grupo de trabalho para discutir padrões tecnológicos relacionados ao Open Banking. Essas atividades são realizadas pela estrutura inicial responsável pela governança da implementação do Open Banking.
O Banco Central informa que apoia novos modelos de negócios, desde que a segurança e as regras do Open Banking sejam preservadas. Ou seja, esses produtos e serviços devem ser oferecidos por instituições autorizadas a funcionar pelo BC e que participam do Open Banking. O BC poderá avaliar a regulamentação de novas modalidades de instituições, observada a sua competência legal.