A energia heliotérmica é gerada pelo calor existente nos raios solares. Dessa maneira, em uma usina heliotérmica, o calor acaba convertido em energia elétrica.
Na usina heliotérmica existem enormes espelhos, refletindo raios solares para um receptor de calor. Posteriormente a energia térmica vai para um local com a presença de um líquido com altíssima temperatura.
Por isso, ele transforma a água em vapor, por meio do processo de vaporização. Ademais, esse vapor faz a turbinar entrar em movimento, fazendo o gerador funcionar.
Desse modo, depois de todo esse processo acontece a geração de energia elétrica, podendo ser utilizada em indústrias e residências.
A energia heliotérmica poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
As principais vantagens da Energia Heliotérmica, são:
Podemos citar como as principais diferenças entre a energia solar e a energia heliotérmica:
Os melhores locais para instalação de usinas heliotérmicas são regiões que possuam condições com poucas presenças de nuvens ao longo do ano. Além disso, precisam de altos níveis de radiação solar.
Ademais, no Brasil existem usinas heliotérmicas para pesquisa, são eles:
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Energia Solar: 5 filmes e documentários sobre o assunto.