Em busca de ser mais inclusivo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fornece uma série de recursos de acessibilidade para os seus participantes. Entre os recursos há, por exemplo, a disponibilidade da prova em braile, atendimento pelo nome social e auxílio de leitura.
De acordo com o Inep, autarquia federal responsável pelo exame, a versão impressa da prova conta com 16 recursos de acessibilidade. Já os participantes que optam pelo Enem digital têm acesso a seis recursos.
Com isso, o Enem alcança diversos estudantes que têm necessidades específicas para a aplicação das provas. Os recursos visam o atendimento de participantes com baixa visão, cegueira, déficit de atenção, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência auditiva, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira, transtorno do espectro autista e visão monocular.
Nesse sentido, os estudantes cuja primeira língua é a Libras, por exemplo, têm direito a fazer o exame por meio da aplicação de uma vídeoprova em Libras. De acordo com o Inep, essa demanda é atendida desde 2017.
Além disso, em alguns dos casos, o inscrito têm direito a uma correção de prova diferenciada, que leva em consideração a condição do participante.
Em todas as edições, que acontecem a cada ano, o Inep informa por meio do edital o período para a solicitação do atendimento especializado. As pedidos devem ser feitos pelos candidatos no ato da inscrição. Por isso, é preciso ficar atento aos prazos e aos documentos exigidos pelo órgão.
O Inep deu início à aplicação das provas do Enem 2021 no último domingo (21), realizando as provas de linguagens, ciências humanas e redação em todo o país. O primeiro dia de provas registrou 26% de abstenção.
O segundo dia de provas acontece neste domingo, dia 28 de novembro. Os candidatos farão as provas de matemática e de ciências da natureza. Conforme o edital, o segundo dia de aplicação tem a duração de apenas cinco horas. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento será às 13h, com início previsto para as 13h.
Com informações da Agência Brasil.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia Revalida 2021: Inep recebe as inscrições para a 2ª etapa do exame.