Desde o ano de 2020, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, decidiu disponibilizar a prova do ENEM em duas modalidades: o ENEM impresso e o ENEM digital.
As inscrições para as duas modalidades da edição 2021 do Exame podem ser realizadas até o dia 14 de julho. Nesse ano, mais de 100 mil vagas serão disponibilizadas para aqueles que quiserem optar pela versão digital da prova.
Porém, você sabe qual as diferenças entre as duas modalidades? Qual será a melhor para você?
O artigo de hoje trouxe algumas características importantes das duas versões do ENEM que te ajudarão a escolher uma modalidade de prova.
O Exame Nacional do Ensino Médio continuará, em 2021, a acontecer em dois domingos. As duas modalidades da prova do ENEM serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro de 2021.
Devemos destacar, ainda, que o conteúdo das duas versões é exatamente o mesmo, bem como a estrutura da prova e da redação.
Porém, devemos destacar que o ENEM digital não estará disponível para os “treineiros”, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e desejam participar do exame apenas para treinar as próprias habilidades.
Devemos destacar que a versão digital do ENEM conta será aplicada somente em determinados locais do país. Vamos conferir, a seguir, alguns dos municípios que funcionarão como local de prova para o ENEM virtual:
O ENEM impresso, por sua vez, será aplicado em todos os estados do país e poderá ser realizado por “treineiros”.
É recomendável que você leve em consideração alguns aspectos para escolher uma modalidade de provas. Dentre muitos, podemos destacar: