O oligopólio ocorre quando um pequeno grupo de empresas controla a maior parte de um determinado mercado de produtos ou serviços.
O assunto poderá ser cobrado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares e concursos públicos. Acompanhe o artigo e fique por dentro!
A relação entre os oligopolistas e os consumidores pode estremecer. Pois as práticas estabelecidas no controle do mercado de bens e serviços pode barrar a entrada de novas empresas.
Sendo assim, a concorrência cai, deixando todo o poder na mão dos oligopolistas que podem ajudar totalmente os preços de acordo com seus interesses, inclusive fixando-os lá no alto.
Em geral, a maioria dos países que adotam medidas econômicas com base na livre concorrência, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios.
Afinal, com a aplicação de leis, o controle de mercado na mão de um pequeno grupo de empresas fica praticamente impossível, por conta das práticas de livre mercado.
O oligopólio acaba desenvolvendo uma espécie de concorrência imperfeita, pois colabora para uma espécie de falha no mercado.
Além disso, a oferta e demanda de bens e serviços são diretamente impactadas, promovendo o desequilíbrio de mercado e o domínio total das empresas nos preços.
Abaixo você confere as principais características do oligopólio, acompanhe:
Além disso, existem dois tipos de oligopólio, são eles:
Modelo empresarial com a presença de poucas empresas atuando, culminando no controle do grupo sob o mercado.
Modelo com diversas empresas disputando o mercado, todavia, um pequeno grupo tem o controle de boa parte do mercado.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre oligopólio? Não deixe de ler também – Enem e vestibulares: O que estudar sobre monopólio.