A prova de geografia de todos os vestibulares, do próprio ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e até de alguns concursos públicos mais específicos solicitam conhecimentos em urbanização.
O primeiro passo é entender o seu conceito básico. É caracterizado o processo de urbanização estabelecido em um espaço, quando a população urbana cresce mais em relação à população que vive no campo.
Um país é considerado urbano quando apresenta mais de 50% das pessoas vivendo em cidades.
Conheça a seguir mais características da urbanização, sobretudo no Brasil, para ter esse pilar da geografia bem fixado.
Esse conceito é mais novo do que se imagina. Ele é resultado da revolução industrial quando houve um aumento intenso na oferta de empregos nos centros urbanos, com melhores condições de trabalho e salários do que os disponíveis nas regiões rurais.
Além da esperança de ter uma vida melhor na cidade, esses foram os fatores que desencadearam essa migração, conhecida como êxodo rural.
De maneira simples, o êxodo rural é a migração da população do campo para a área urbana. No Brasil, esse processo iniciou-se na década de 1930, principalmente com o deslocamento de pessoas do Norte e Nordeste para o Sudeste do País.
Nos países subdesenvolvidos esse movimento ocorre de forma acelerada, o que acaba gerando problemas estruturais até mesmo nas grandes cidades, que costumam ter mais infra-estrutura. Já a urbanização nos países desenvolvidos acontece lenta e gradualmente.
As cidades de modo geral são parecidas, mas cada uma tem o seu formato e por isso temos os tipos de urbanização:
Essa conceituação básica e suas demais características precisam estar em seus estudos sobre geografia para o ENEM, vestibular ou qualquer outra avaliação importante que tenha a disciplina.
Leia também: Geografia no ENEM: Entenda as origens do povo brasileiro de forma simples