Uma alegoria é a estratégia retórica de estender uma metáfora por uma narrativa inteira . Portanto, é uma descrição, ilustração, analogia ou comparação mais longa do que um símile ou metáfora.
Em uma alegoria, quaisquer objetos, pessoas e ações no texto são parte dessa grande metáfora e equivalem a significados que estão fora do texto. As alegorias contêm muito simbolismo.
Na ” Alegoria da Caverna “, Platão descreve a diferença entre pessoas iluminadas e aqueles que não veem a verdadeira realidade, em “A República”.
Ele retrata os não iluminados como aqueles acorrentados em uma caverna observando as sombras, “como a tela que os jogadores de marionete têm diante de si, sobre a qual mostram os bonecos”, sem saber que o que veem diante deles não é como o mundo realmente é. Eles não sabem nada sobre tantos outros aspectos do mundo, nem mesmo a grama ou o céu.
O famoso romance alegórico de George Orwell, “Revolução dos Bichos” (que até foi retratado como um desenho animado), está na superfície sobre uma fazenda, com os animais como personagens.
Em um nível mais profundo, a trama e os personagens representam a ascensão do Partido Comunista na Rússia no início do século XX. Os eventos da história se correlacionam com eventos históricos. Também poderia ser visto como um comentário sobre como o totalitarismo surge também em um sentido mais geral.
Não deixe de ler também – 5 dicas de literatura infantojuvenil para ensino fundamental