Entramos oficialmente na última semana de preparação para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como Enem dos concurso. De acordo com as informações oficiais, o exame será aplicado em todo o Brasil no próximo dia 18 de agosto.
Para boa parte dos especialistas, agora o momento não é mais de estudar. De todo modo, a grande dica para todas as pessoas que estão inscritas no certame, é prestar atenção nas regras internas da prova para não ter nenhuma surpresa no próximo domingo.
Para ajudar nesse processo, listamos abaixo uma série de 8 pontos importantes que foram divulgados pelo Governo Federal, e que todos os candidatos devem saber antes da realização do exame.
8 pontos que você precisa saber sobre o Enem dos Concursos
- 1. Os horários
Em primeiro lugar, é importante lembrar dos horários. Os portões dos locais das provas serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30 na parte da manhã. Já no período da tarde, os portões serão abertos às 13 h, e fechados às 14 h, sempre considerando o horário de Brasília.
- 2. Coleta de digitais
O candidato também deverá se preparar para a coleta digital. Assim que receberem a prova nas salas de aplicação, os candidatos receberão o cartão de respostas com seus dados. Logo depois, o aplicador da prova vai circular pela sala para realizar a coleta digital, que também ficará registrada no próprio cartão de respostas.
- 3. Conversa entre candidatos
Atenção: o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informa que qualquer candidato poderá ser eliminado se, durante a realização da prova, realizar qualquer tipo de comunicação verbal ou não, com outros candidatos.
- 4. A identificação das provas
No dia da realização da prova será preciso levar consigo ao menos um documento de identificação pessoal. Mesmo os documentos virtuais serão aceitos: e título, carteira nacional de habilitação (CNH Digital), ou mesmo RG digital. A apresentação desse documento será feita no momento da entrada no local da prova.
É importante deixar claro que o aplicador não vai aceitar apresentação de cópias, mesmo que elas estejam autenticadas. Também não serão permitidas entradas na prova através da apresentação de fotografias de documentos.
- 5. Uso de relógio
Também é importante lembrar que não será permitida a utilização de relógios de braço pelos candidatos.
- 6. Óculos escuros, boné e outros acessórios.
Também não serão permitidos aos candidatos o uso de acessórios básicos como óculos escuros, chapéus, bonés, gorros ou mesmo protetores auriculares.
- 7. Comida
Os candidatos poderão levar lanches e água para o dia da prova. Contudo, é importante lembrar que as embalagens dos alimentos deverão estar lacradas. Garrafas de água precisam ser transparentes.
- 8. Uso do banheiro
Caso você precise ir ao banheiro durante a prova, será preciso avisar ao fiscal. A partir desse momento, esse fiscal vai designar um outro fiscal volante para acompanhá-lo até o banheiro. Vale frisar que não será permitido sair com bolsa, envelope, ou qualquer tipo de objeto.
Também é importante destacar que não vai ser permitido o uso do banheiro no local de aplicação das provas depois do fim da aplicação.
O cronograma do Enem dos Concursos
Abaixo, estão as novas datas indicadas para o concurso
- 4 de julho: Publicação do Decreto e retificação do Edital.
- 5 a 7 de julho: Abertura do sistema para que candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS possam solicitar a mudança do local de prova, além da opção para candidatos de todo o Brasil solicitarem o reembolso da taxa de inscrição.
- 7 de agosto: Disponibilização dos Cartões de Confirmação.
- 18 de agosto: Realização das provas.
- 18 de agosto: Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h).
- 20 de agosto: Publicação preliminar dos gabaritos das provas objetivas.
- 20 e 21 de agosto: Período para interposição de recursos sobre as questões formuladas e/ou os gabaritos divulgados.
- 10 de setembro: Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta.
- 8 de outubro: Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da parte discursiva.
- 21 de novembro: Publicação final dos resultados.
- Janeiro de 2025: Início das convocações para posse e cursos de formação. Para os cargos que incluem curso de formação, as chamadas devem iniciar em dezembro.