O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil, levando milhares de pessoas às ruas todos os anos. Além de entreter a população, movimenta o turismo e a economia do país.
Por ser bem importante e marcante, assim como antiga, sempre aparece em vestibulares e no ENEM. Desse modo, vale muito a pena ficar por dentro da história da festa.
Origem do carnaval brasileiro
O carnaval tem origem no entrudo português, em que pessoas pessoas jogavam ovos, água e farinha uma nas outras. Tal ato acontecia antes da quaresma e tinha como a significado à liberdade.
No Brasil o entrudo chegou por volta do século XVII, sendo influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam no continente europeu.
Em alguns países, como a Itália e a França, por exemplo, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos. As pessoas usavam máscaras e fantasias.
Desse modo, influenciados pelo carnaval europeu, alguns personagens do velho continente foram incorporados ao carnaval daqui, como: O Rei Momo, o pierrô, a colombina, entre outros.
No final do século XIX, a saber, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os “corsos” começaram a surgir em solo brasileiro.
Os corsos ficaram muito popular no início do século XX, onde as pessoas se fantasiavam, decoravam os carros, e formavam grupos para desfilarem pelas avenidas da cidade.
Este foi o embrião para a criação dos carros alegóricos, típicos das escolas de sambas atuais, principais as mais populares do eixo SP e RJ.
Origem das escolas de samba
A primeira escola de samba do país surgiu no Rio de Janeiro e tinha como nome “Deixa Falar”, criada pelo sambista Ismael Silva.
Algum tempo depois a escola, passou-se a chamar Estácio de Sá. Foi neste período que o carnaval começa a estruturar-se em um novo formato.
Em decorrência disso, começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, cria-se então a liga das escolas de samba.
Começam, a partir daí, os primeiros campeonatos para definir a campeã de cada Estado.
Características do Carnaval no Brasil
O carnaval de rua continua sendo muito tradicional, sobretudo na região Nordeste, embora nos últimos anos alguns Estados do Sudeste aderiram de vez os blocos de ruas e conquistaram o público, é o caso do Rio de Janeiro, Minas Gerais e principalmente São Paulo.
No nordeste brasileiro, podemos destacar algumas cidades tradicionais da folia, como:
Recife e Olinda, onde os foliões saem às ruas fantasiados ao som do frevo e maracatu. Além disso, o desfile dos bonecos gigantes, os famosos “Bonecos de Olinda” no Recife são aclamados pelo público.
Em Salvador na Bahia, os trios elétricos embalam o público com músicas diversas, mas sempre destacando os artistas da região. Trata-se de um dos carnavais mais tradicionais do país.