Urgente! As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, principal forma de acesso à educação superior no Brasil, seguem abertas, mas terminam nesta sexta-feira (14).
Vale destacar que o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo, que terminaria no dia 7 de junho.
É importante ressaltar que os estudantes do terceiro ano do ensino médio de escola pública não pagam taxa de inscrição para o Enem. Para estes participantes, o exame é de graça.
Contudo, quem não é isento deve pagar a taxa de inscrição (R$ 85) até 19 de junho.
Então, o pagamento pode ser por boleto (a geração é na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.
Para realizar a inscrição no Enem, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br.
Aliás, quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.
A saber, diante da prorrogação para o período de inscrições, todas as demais datas foram atualizadas, exceto os dias de provas. Acompanhe:
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Ainda mais, os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Por fim, saiba que os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.