O ENEM é considerado uma das provas mais importantes de todo o país. Todos os anos, milhares de estudantes fazem o exame em um dos centros de aplicação no Brasil.
As inscrições para a prova começam em menos de um mês e, dessa maneira, é fundamental que você entenda melhor sobre a prova ENEM 2023.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com respostas para as principais dúvidas frequentes dos candidatos em relação ao ENEM 2023. Vamos conferir!
Todos os candidatos poderão se inscrever para o ENEM 2023 entre os dias 5 de junho e 16 de junho de 2023.
Todas as inscrições deverão ser realizadas de forma online por meio da Página do Participante do ENEM, no site do INEP.
Os candidatos que precisarem de atendimento especializado durante o ENEM 2023 deverão fazer a solicitação para o mesmo e receberão a resposta até o dia 26 de junho de 2023.
A taxa de inscrição para participação do ENEM 2023 é de R$ 85,00.
Os candidatos que faziam parte de determinadas categorias puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição.
As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Elas serão divididas da seguinte forma:
No primeiro dia, a duração total da prova é de 5h30. No segundo, por sua vez, é de 5h.
Assim, é fundamental saber usar o tempo disponível no ENEM 2023 de forma estratégica.
Dois itens são obrigatórios e devem ser levados no dia da prova do ENEM 2023. São eles:
Documento de identidade:
TODOS os candidatos DEVEM levar um documento de identidade válido e com foto no dia da prova do ENEM 2023. É importante que você confira desde já se possui um documento em bom estado e dentro do prazo de validade para levar no dia do exame.
Se o seu documento tiver sido roubado ou extraviado, você deve levar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes da prova.
Caneta preta:
Outro item obrigatório que todos os candidatos devem levar é a caneta preta. Lembre-se de que ela deve ser uma caneta esferográfica transparente de tinta preta
Alguns itens, por sua vez, são proibidos. São eles:
A prova do ENEM 2023 será formada pela redação e mais quatro áreas de conhecimento. São elas:
É importante que você estude com maior atenção os tópicos cobrados com maior frequência pelas disciplinas do exame.
Na prova de redação do ENEM, o candidato deve escrever um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, um texto em que se discute um tema com argumentos que defendem uma determinada posição sobre o assunto.
A redação deve ter no mínimo sete e no máximo trinta linhas, e todos o candidatos devem seguir as orientações da proposta de redação.
A pontuação do ENEM 2023 será calculada com base no modelo matemático de correção do ENEM: o TRI, Teoria de Resposta ao Item.
Com o TRI, o desempenho dos candidatos é calculado não somente no número de erros ou acertos, mas também com base no grau de dificuldade de cada questão, o nível de habilidade de cada estudante e também a probabilidade de acerto e erro dos candidatos.