Nesta quarta-feira (11), o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) registrou um total de 1 milhão de inscritos em apenas um dia. De acordo com o chefe da pasta, os candidatos poderão efetivar a sua inscrição até o dia 21 de maio.
A princípio, caso esse ritmo seja mantido, a previsão é de que o total de inscritos nesta edição do ENEM supere a do ano passado, quando 3 milhões de estudantes se inscreveram para a realização dos exames.
Conforme informado pelo Notícias Concursos em primeira mão, o pagamento da taxa de inscrição deste ano poderá ser feito por PIX, cartão de crédito ou por boleto bancário. A taxa de inscrição custa R$85 e deve ser paga até o dia 27 de maio.
Os estudantes que obtiveram o direito à isenção do valor da taxa de inscrição também devem se inscrever ou não poderão prestar o Enem.
Como fazer a inscrição do ENEM?
O processo de inscrição do Enem é totalmente online, sendo assim, os participantes devem acessar o site do Ministério da Educação (MEC) e preencher o formulário com os dados solicitados (CPF e data de nascimento). Em seguida, a página deve redirecionar o usuário para que sejam preenchidas outras informações como o endereço, RG e filiação.
Após preencher todos os dados pessoais solicitados, os estudantes devem escolher a língua estrangeira de preferência (Inglês ou espanhol) e a cidade onde desejam realizar o exame. Nesse momento também deverá ser sinalizado se existe a necessidade de algum atendimento especializado. Por fim, o usuário deve cadastrar uma senha para acessar o portal do candidato.
Veja como fazer
O interessado em prestar o Enem 2022 deve acessar a página do participante. No momento da inscrição, o candidato também pode escolher se deseja realizar o exame impresso ou digital.
Ademais, o estudante deverá preencher um questionário socioeconômico. Nessa opção, o candidato deve informar se já concluiu o ensino médio e outras informações cadastrais.
Provas
A aplicação das provas do Enem 2022 estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro deste ano. De acordo com o Inep, as provas do exame (versão digital e impressa) serão aplicadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Não há limite de inscrições para a versão impressa do Enem, mas para a versão digital o Inep oferta somente 101.100 vagas. No momento da inscrição os candidatos devem indicar a versão desejada e a opção de língua estrangeira para a prova: inglês ou espanhol.
O Inep deve liberar o acesso ao cartão de confirmação de inscrição em outubro. No documento, os estudantes poderão conferir informações como local e horários das provas, entre outros.
Por último, vale destacar que pela primeira vez na história o candidato poderá apresentar a versão digital de documento de identificação no dia da prova. Serão aceitos e-título, Carteira de Habilitação Digital ou RG Digital. Por outro lado, o candidato deverá abrir o aplicativo e apresentar ao fiscal. Capturas de tela não serão aceitas.
Veja mais informações no edital do Enem 2022 e no edital da versão digital.