O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), deverá reaplicar as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para um grande número de estudantes. Ademais, as provas serão reaplicadas na próxima terça-feira, dia 10, e quarta-feira, no dia 11 de janeiro.
A princípio, os estudantes que não puderam fazer as avaliações por causa de problemas logísticos, ou por estarem com algum problema de saúde no dia do Enem, terão a oportunidade de fazer o exame. Para tal, ele deve ter feito o pedido de reaplicação da prova pelo instituto e ser aceito.
De acordo com o Inep, o cartão de confirmação da inscrição para a reaplicação da prova do Enem foi providenciado. Todavia, para ter acesso, era preciso ir à página do estudante, disponibilizada a seguir: https://bityli.com/xEQNY. Através dela era possível fazer a solicitação e ver a aprovação do pedido.
O estudante que desejasse imprimir ou visualizar o cartão de inscrição, deveria acessar o sistema do Enem, fazer o seu login utilizando uma senha pré-estabelecida e no site do Governo Federal gov.br. Através do documento, pode-se observar as datas, horário, local e outras informações relacionadas a reaplicação do exame.
Os estudantes que buscaram a reaplicação das provas fizeram seus pedidos durante os dias 21 e 25 de novembro de 2022. Para tal, era preciso que eles comprovassem através de uma série de documentos, o motivo da solicitação. Dessa maneira, o Inep avaliou cada requerimento de forma individual.
Entre os problemas logísticos enfrentados pelos estudantes que não conseguiram fazer seu exame em novembro, podemos destacar os desastres naturais, que possam ter prejudicado a realização das provas, ou avariado a estrutura do local da avaliação, e a falta de luz elétrica, que pode ter atrapalhado a visualização da prova.
Além disso, pode ser considerado também a falha em um dispositivo eletrônico oferecido ao estudante, impedindo a visualização de sua tela no momento da avaliação. Também pode ter ocorrido um erro nas etapas de aplicação da prova pelo aplicador, que possa ter prejudicado o estudante de alguma maneira.
Uma série de doenças infectocontagiosas também podem ter ocasionado problemas para o estudante, impedindo-o de realizar o exame no dia pré-estabelecido. Dessa maneira, ele precisa provar através de um exame médico a doença que possa ter causado sua ausência no dia da avaliação. São elas:
Coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela, Covid-19. Portanto, ao solicitar a reavaliação, o estudante deve provar que estava infectado no dia.
Cidadãos privados de sua liberdade, ou que estiveram sob medidas socioeducativas no período em que foi realizada a prova do Enem, também podem solicitar a reaplicação do exame. As provas serão aplicadas dentro das unidades prisionais, ou socioeducativas, de acordo com cada estado da federação.
De acordo com o Inep, as provas direcionadas a este público, deverão ter o mesmo nível de dificuldade dos outros exames aplicados pelo instituto. Desse modo, elas terão os mesmos números de questões e buscarão avaliar o conhecimento dos estudantes, mesmo que eles estejam em uma situação prisional.
A prova do enem tem como objetivo principal, avaliar o desempenho escolar de estudantes que terminaram a educação básica, ou que estão prestes a finalizar, podendo ser utilizado como porta de entrada para a educação superior, em universidades e faculdades federais e estaduais de todo o país.
Estes estudantes também podem acessar as escolas de nível superior através do Sistema de seleção Unificada (Sisu) ou pelo Programa Universidade para Todos, obtendo o ingresso em instituições particulares. É uma maneira de democratizar a participação de pessoas de baixa renda no ensino superior.
A prova do Enem de 2022 foi nos dias 13 e 20 de novembro. Mais de 3,3 milhões de pessoas se inscreveram. O número de abstenções deste ano foi relativamente baixo. No primeiro dia de prova, cerca de 2.490.880 estudantes fizeram as provas, ou seja, a grande maioria.
As avaliações do Enem 2023 deverão ser feitas nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições serão feitas na página do estudante, e realizadas entre os dias 8 e 19 de maio deste ano. Quem deseja fazer as avaliações deste ano deve observar o período para não perder a chance.