O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, domingo (28), registrou a abstenção de 30% dos inscritos. O número de faltosos é um pouco maior ao registrado no primeiro dia de aplicação, dia 21 de novembro, no qual houve 75% de comparecimento.
Além disso, o balanço das ações policiais indica um número baixo de ocorrências durante a realização do Enem e nenhuma delas foi grave.
Os índices foram informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa feita em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o MJSP nesta segunda-feira (29).
Além de fazer um balanço sobre o exame, o MEC e o Inep informaram o cronograma de divulgação dos resultados. De acordo com Milton Ribeiro, ministro da Educação, a sociedade brasileira saiu ganhando com a realização do Enem 2021:
“Saiu ganhando porque, como era o previsto, e nós havíamos dito, a questão do Enem haveria de ter toda seriedade, toda transparência e toda a competência, que é própria dos servidores do MEC, dos Correios e da Policia Federal”, afirmou.
Na ocasião, Danilo Dupas, presidente do Inep, confirmou a data de divulgação dos gabaritos das provas do Enem para o dia 1º de dezembro. Ele informou ainda que a divulgação dos resultados, com as notas dos participantes, está prevista para o dia 11 de fevereiro de 2022.
Além disso, Dupas lembrou que o prazo para pedidos de reaplicação das provas já está aberto. Têm direito a pedir a reaplicação os candidatos que não puderam fazer o exame devido a problemas logísticos ou por apresentarem sintomas de doenças infectocontagiosas previstas no edital. Os pedidos devem ser feitos até a próxima sexta-feira, 3 de dezembro.
E aí ? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia Enem 2021: Inep abre período para solicitar reaplicação das provas hoje (29).