Os participantes que solicitaram o atendimento especializados e o tratamento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem consultar o resultado nesta sexta-feira (12).
A consulta é individual, na Página do Participante, e quem não teve a solicitação aceita pode entrar com recursos entre os dias 15 e 19 de junho para as duas situações. O resultado do recurso será liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 25 de junho.
A medida foi adotada pelo Inep em 2014, com o intuito de garantir direitos iguais aos participantes travestis e transexuais no exame nacional.
No ato da inscrição, o participante preenche os dados com seu nome civil e, posteriormente, é possível fazer a solicitação para que o nome social possa ser utilizado nas listas de salas nos dias de prova, além da escolha entre os sanitários masculino ou feminino.
Já o atendimento especializado é destinado às pessoas com surdocegueira, deficiência auditiva, baixa visão, deficiência física, autismo, discalculia, cegueira, surdez, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.
Esses participantes têm direito aos recursos de acessibilidade, como: guia-intérprete, prova em braile, prova ampliada, sala de fácil acesso, auxílio para transcrição, mesa e cadeira sem braços e tempo adicional de uma hora nos dias da prova.
Os participantes também têm direito ao atendimento específico, destinado às grávidas, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar entre outros, que poderão receber auxílio no dia das provas ou provas nas unidades de saúde.
Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão contribuir para a escolha do período de aplicação das provas entre os dias 20 e 30 de junho. Os participantes terão três opções de datas para votar, distribuídas entre os meses de dezembro deste ano, janeiro ou maio de 2021, considerando o adiamento das provas em 30, 60 ou 180 dias das datas previstas em edital.
A participação é voluntária e o Ministério da Educação (MEC) informou que a iniciativa é importante para dar oportunidade aos interessados de sugerirem o melhor período para a realização das provas e garantir transparência no processo.
O adiamento nas datas de realização do Enem 2020 foi determinado pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em razão do impacto da pandemia do novo coronavírus. O Enem impresso estava previsto para os dias 1º e 8 de novembro, e o digital, para 22 e 29 do mesmo mês.