Enem 2020: Aplicação de provas termina às 18h30 no segundo dia
Acontece neste domingo (24) o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os portões de acesso aos locais de prova fecharam às 13h (no horário de Brasília) e a prova teve início às 13h30. Para evitar aglomerações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, adiantou a abertura dos portões para as 11h30.
No primeiro dia de provas, os participantes responderam a prova de redação, 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas. Hoje, os estudantes devem responder 90 questões, sendo 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.
Por conta do índice de abstenção no primeiro dia de provas de 51,5% dos inscritos, são esperados 2 milhões de candidatos. Além disso, no dia 17 houve relatos de participantes que não puderam fazer a prova devido à lotação das salas.
De acordo com o Inep, esses candidatos puderam comparecer aos locais de prova neste domingo. O órgão afirmou ainda que os candidatos que perderam a prova e se sentiram prejudicados por “incidentes logísticos”, como restrições devido à pandemia em suas cidades, falta e transporte, entre outros, poderão solicitar a reaplicação da prova.
Aqueles que apresentaram os sintomas da covid-19 na véspera da prova também terão direito à reaplicação do exame desde que comprove a condição. Nesses casos, o pedido poderá ser feito entre os dias 25 e 29 de janeiro, por meio da Página do Participante. A reaplicação deve ocorrer nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Conforme o Inep, os resultados estão previstos para o dia 29 de março.
Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!
Leia Unicamp adia o início das provas da 2ª fase do vestibular de 2021.