O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, 14 de abril, dados importantes sobre a Edição ENEM 2016. As inscrições terão início às 10h do dia 9 de maio até as 23h59 do dia 20 de maio.
A taxa de inscrição sofreu um novo aumento. Dessa vez será de R$ 68, maior do que os R$ 63 do ano passado. O boleto poderá ser pago até as 21h59 do dia 25 de maio. Antes só pago no Banco do Brasil, o boleto poderá ser pago em casas lotéricas e agência dos Correios.
Lembrando que o participante que obteve isenção da taxa de inscrição em 2015 e não compareceu à prova não terá direito a uma nova isenção na edição 2016.
As provas do ENEM 2016 serão aplicadas em 05 e 06 de novembro, sábado e domingo, respectivamente. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília), com fechamento às 13h. A prova começa às 13h30 em todo o país.
Atenção! Os cartões de confirmação, com os locais de prova, não serão enviados pelo correio, como já é feito desde o ano passado. Os estudantes deverão acessá-lo pela internet.
O MEC estima que a edição deste ano do Enem tenha 8 milhões de inscritos e 6 milhões de participantes (já que nem todos confirmam a inscrição com o pagamento do boleto).
Neste ano, os candidatos também terão acesso a um aplicativo para celular com o cronograma, informações e dicas sobre o exame. Ele será também uma ferramenta de comunicação dos candidatos com o MEC.
O Enem é quesito obrigatório para o acesso em muitas universidades públicas. O desempenho no exame também é usado de seleção para programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
LEIA TAMBÉM: Métodos de Estudo e Dicas Matadoras para o ENEM 2016!
Com intuito de evitar fraudes, todos os participantes do Enem 2016 terão as impressões digitais coletadas durante a prova. O MEC também manteve o uso de detectores de metais nos locais de prova.
As inscrições serão realizadas no site: http://enem.inep.gov.br/.