As respostas dos recursos referentes aos pedidos de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 já estão disponíveis. Desse modo, os candidatos podem consultar os pareceres do Inep no Sistema Enade.
Têm direito ao atendimento especializado os estudantes que comprovaram diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença. Idosos, gestantes e lactantes também têm direito ao atendimento especializado.
O tratamento pelo nome social, por sua vez, pôde ser solicitado por participantes que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente de acordo com sua identidade de gênero (transexual, travesti ou transgênero).
A aplicação do Enade 2022 está prevista para o dia 27 de novembro. Participarão das provas os estudantes que são concluintes dos seguintes cursos (desde que tenham sido inscritos pelos coordenadores de curso):
Bacharelados:
Cursos tecnólogos:
Além da aplicação de provas, o Enade conta também com outra etapa obrigatória, o preenchimento do Questionário do Estudante. Conforme o cronograma, o preenchimento poderá ser feito até o dia 26 de novembro, data anterior à aplicação da prova, através do Sistema Enade.
O Enade é um dos indicadores de qualidade dos cursos do ensino superior no país. Através do exame, o MEC avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o profissional de cada área, mensurando a qualidade do curso de graduação.
Veja mais informações no edital do Enade 2022.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil recebe inscrições até 9 de outubro; saiba mais.