A cada ano que passa, mais pessoas estão realizando reclamações sobre o empréstimo consignado. De acordo com as informações oficiais, em comparação com 2020, este ano atual está registrando um aumento de 156% nessas queixas. O número de formalizações de denúncias até aqui já é maior do que o de todo o ano passado.
De acordo com essas informações, o Brasil registrou entre os meses de janeiro e agosto, um total de 6542 reclamações sobre essa modalidade de empréstimo. Durante este mesmo período de 2020, o número de queixas foi de 2555. Mas mesmo quando se compara com os 12 meses do ano passado, o número atual já é maior: 6542 x 6502.
Segundo os analistas da área, a grande parte dessas reclamações tem relação sobre cobranças de empréstimos não solicitados. Em alguns casos, as pessoas estão afirmando que estão recebendo o dinheiro e passando por descontos mensais nas suas contas. De acordo com eles, tudo isso sem que ninguém tenha solicitado nada.
Nessa situação, analistas acreditam que isso pode se tratar de uma amostra grátis. Nesse caso, essas pessoas não precisariam devolver a quantia que eles receberam. Além disso, se houver uma cobrança de encargos ou juros, a instituição precisa devolver esse dinheiro em dobro. Isso considerando que o usuário não solicitou o benefício.
No Congresso Nacional há uma série de projetos que tentam criar amarras para a questão do crédito consignado. No entanto, o fato é que nenhuma dessas ideias chegou perto de passar por uma votação ainda. Enquanto isso, os números de reclamações seguem subindo. Entre 2019 e 2020 o aumento já tinha sido de 160% nessas queixas.
Para quem não sabe, o empréstimo consignado funciona como uma espécie de cobrança automática. O cidadão faz o pedido e logo depois a própria instituição desconta um valor x na aposentadoria desse usuário.
Há, aliás, uma ideia de inserir esse dispositivo dentro do novo Bolsa Família. O programa, que vai entrar em cena a partir do próximo mês de novembro, deverá funcionar de maneira turbinada. Pelo menos é o que diz o Governo.
Por essa lógica, o beneficiário do projeto poderia pedir um adiantamento do dinheiro. Em troca, o Governo poderia fazer descontos mensais nos pagamentos do Bolsa Família para esta mesma pessoa.
De acordo com analistas, quem passa por problemas no empréstimo consignado precisa abrir uma reclamação. Essa queixa deve ser dirigida exatamente para a instituição que está oferecendo esse serviço.
De modo geral, o cidadão pode fazer isso através do site oficial do Procon. Por lá, é só clicar na opção Faça a sua Reclamação e depois selecionar o botão Cadastrar Novas Consultas ou Reclamações. Aí vai ser possível inserir o login. Quem não tem uma conta ativa, precisa criar uma.
Logo depois disso, o cidadão pode clicar em Novo Atendimento e então em Reclamação. Pronto. A partir daí o usuário vai poder inserir os detalhes do ocorrido com o empréstimo consignado. Pelo menos essa é a ideia.