Finanças

Entenda melhor o que é empréstimo consignado antes de fazer uma contratação

Muitos brasileiros estão à beira da necessidade da solicitação do crédito a fim de pagar as contas, realizar compras e para outros motivos. Dessa forma, o empréstimo consignado geralmente é uma boa alternativa. Contudo, é necessário entender todos os quesitos que o envolve antes de realizar a solicitação do crédito. Saiba mais na matéria deste domingo (19) do Notícias Concursos.

Entenda os detalhes do empréstimo consignado

O empréstimo consignado comumente é a melhor opção para aqueles que precisam de um dinheiro rápido. Entretanto, é de extrema importância entender todos os quesitos para não cair em uma dívida quase impagável.

Assim, leia: O dinheiro do FGTS é uma reserva de emergência? Entenda melhor sobre isso

As instituições financeiras, individualmente, apresentam suas condições, sem contar que existem outros detalhes diferentes. Conquanto, essa modalidade do empréstimo é uma forma de obter de crédito, destinada a alguns grupos de pessoas, por exemplo:

  • Pensionista do INSS e aposentados;
  • Militar das forças armadas;
  • Colaboradores CLT das empresas públicas ou privadas.

Mas, é necessário atentar às formas de pagamento para tal modalidade de crédito. Pois, não segue um modelo padrão. Geralmente, descontam-se as mensalidades diretamente na fonte ou do seu benefício no INSS. Desse modo, reduz-se a inadimplência.

Portanto, confira: Cartão de crédito: o que fazer para não virar uma bola de neve?

Como é o procedimento?

O crédito consignado funciona do modo simples. Após a solicitação, o cliente adquire o valor e as mensalidades passam a ser debitadas da folha ou do próprio benefício.

As instituições financeiras, individualmente, apresentam suas condições, sem contar que existem outros detalhes diferentes – Foto: Canva Pro

Com isso, é preciso que o cliente entenda a existência de um limite para esse crédito. Este será concedido conforme o rendimento mensal do cliente em potencial. Como diz a lei a Lei N° 10.820, os limites das parcelas devem ser de, no máximo, 35% do salário. Ademais, é importante também enfatizar que 5% do limite do crédito só poderá ser utilizado por cartão de crédito.

Documentações necessárias para se contratar um empréstimo consignado

As documentações necessárias de solicitação do empréstimo consignado são as seguintes:

  • Documento de identidade RG;
  • Número do CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Contracheque ou extrato da conta bancária.

É bom ter conhecimento também dos tipos de empréstimos consignado existentes, pois ele se altera de segundo o contrato de trabalho do cliente, por exemplo:

Consignado privado

Destina-se essa linha de crédito aos colaboradores de empresas privadas contratados no regime CLT.

Crédito INSS

Esse empréstimo tem como clientes aposentados e pensionistas do INSS.

Servidores públicos

Finalmente, existe o consignado destinado aos servidores do Estado. Lembrando que a validade é para servidores de todas as esferas, sendo estes federais, ou municipais, ou estaduais. Contudo, é necessário confirmar com a instituição empregadora se esse tipo de crédito pode ser liberado.

Tal modalidade de linha de crédito de empréstimo consignado pode vir a ser uma ótima alternativa para quem procura juros menores. Porém, é necessário se planejar para saber se o valor das parcelas cabe no seu orçamento.

Então, leia:  Como contestar multa? Conheça o passo a passo