O Banco Nacional do Desenvolvimento possui linhas de crédito voltadas para os mais variados setores da economia. Isso inclui, por sua vez, a opção do empréstimo BNDES, voltado para MEI e trabalhadores informais. MEI é a sigla para Microempreendedor Individual e se trata de uma das maneiras de formalizar uma empresa no Brasil. É voltada para quem é pequeno empreendedor e deseja sair da informalidade.
No banco, é possível conseguir até R$ 20 mil por empréstimo BNDES, sendo MEI formalizado ou até como um empreendedor informal. Mas, isso desde que apresente a devida identificação de sua atividade econômica. Quem quiser se aprofundar no assunto, basta continuar lendo a matéria desta quinta-feira (22) do Notícias Concursos.
A linha é chamada de BNDES Microcrédito – Empreendedor e pode ser contratada por Pessoas Físicas e Jurídicas empreendedoras de atividades de pequeno porte. Isto é, empresas com renda bruta de até R$ 360 mil por ano podem efetuar a contratação do empréstimo concedido pelo banco de desenvolvimento.
Deve-se utilizar a linha de crédito como capital de giro e investimentos como obras civis, aquisições de máquinas e equipamentos, bem como insumos e materiais para a atividade que foi informada. O empréstimo tem até 4% de juros ao mês, considerando todos os encargos, além de TAC (Taxa de Abertura de Crédito) de até 3%.
O BNDES possui participação de até 100% do valor financiado. Para contratar, é necessário que o interessado entre em contato direto com o agente operador, que pode ser o seu próprio banco de relacionamento.
Ao consultar o gerente de seu banco, peça o microcrédito do BNDES para empreendedor. Não é necessário comprovar garantias reais, já que transações se garantem por aval solidário do banco de desenvolvimento. Para saber quais são as instituições financeiras conveniadas para liberar o empréstimo BNDES, é necessário conferir a lista de agentes operadores no site do próprio banco.