O empreendedor precisa atuar de maneira estratégica, se antecipando às demandas assertivamente para que consiga se colocar no mercado, considerando a instabilidade inerente à era digital. A era digital certamente é uma fonte de grandes oportunidades, no entanto, é inegável que empreender no mercado atual é um grande desafio.
O empreendedorismo sempre foi desafiador, entretanto, cada vez mais, empreender tem se tornado uma decisão estratégica. O mercado, de forma geral, nunca foi estático. No entanto, talvez nunca tenha sido volátil como é na atualidade.
O comportamento de compra do cliente é estimulado para que troque suas preferências. Por isso, o empreendedor deve atuar como uma grande empresa, ainda que essas grandes empresas sejam pequenas em seu porte. A concorrência no mercado atual é o que torna o desafio intangível, visto que novas ideias de produto trazem novas necessidades.
Sendo assim, ao empreender em um determinado nicho de atuação, você pode ter de lidar com uma concorrência direta dentro dessa opção. No entanto, o empreendedorismo na atualidade permite que uma marca oriunda de uma empresa de pequeno porte se torne grande para o público.
Dessa forma, o empreendedor precisa pensar estrategicamente, já que vai concorrer com empreendedores que possuem grande potencial de mercado, e as estratégias permitem que uma empresa alcance seu potencial em pouco tempo de atuação.
Por isso, a ausência de uma visão estratégica para o plano de negócios de uma empresa, desde o seu surgimento, é um grande erro. Não há como entrar no mercado agora e ajustar a empresa depois, ou atender o cliente depois que a empresa já estiver funcionando. Portanto, não existe depois no mercado atual; se não houver uma estratégia agora, a empresa fica aquém do seu potencial.
Nada é estático e as mudanças precisam de acompanhamento para que a sua empresa não se perca dentro de um mercado estimulado pela inovação. No entanto, ainda que a sua ideia de negócio seja revolucionária, sem estratégia a sua empresa poderá entrar em obsolescência em pouco tempo.
Sendo assim, é necessário lidar com os fatores internos, fatores externos, a mudança no comportamento do cliente e o acompanhamento estratégico de todas essas vertentes. Por isso, empreender na atualidade é um desafio dinâmico, porém, é possível transformar esse desafio em uma grande oportunidade.