O empreendedor precisa se amparar por diversas vertentes, considerando a elevação da concorrência no mercado atual. Visto que para muitos o empreendedorismo parece uma ideia simples, porém, é um grande desafio para o entrante no mercado.
Na era digital é necessário estudar e analisar a concorrência de maneira constante; ao passo que também é fundamental que a empresa ampare o seu relacionamento com o cliente.
Por isso, o empreendedorismo na era digital é uma vertente multifatorial e requer um direcionamento assertivo desde a ideia inicial do negócio. Sendo assim, é necessário que o plano de negócios da empresa colabore com os seus valores, de modo que consiga entregar ao cliente uma facilidade e uma nova ideia.
O empreendedor pode fazer uso de estratégias de maneira adaptada para que possa entender o que deve entregar ao seu público. Por exemplo, o empreendedor pode fazer uso da Matriz Swot, visto que é uma ferramenta importante para que saiba quais são os fatores externos não controláveis que impactam no seu negócio; bem como, quais são as tendências de mercado e como direcionar o seu ponto forte. Geralmente o ponto forte de uma marca é um fator interno, como um produto específico, dentre diversos outros aspectos pertinentes a volatilidade do mercado atual.
Além disso, as ferramentas podem atuar de maneira complementar. Por exemplo, a análise da persona que é pertinente ao marketing digital, pode ser uma ferramenta holística para que a gestão da empresa entenda a mudança de comportamento do seu cliente e possa se antecipar às demandas. Sendo assim, o empreendedor que atua estrategicamente eleve as suas chances de sucesso. Uma vez que poderá entregar ao cliente a sua necessidade, considerando todos os fatores internos, externos e também os fatores tecnológicos.
Os fatores tecnológicos amparam uma empresa no mercado atual, considerando que as tecnologias fazem com que surjam novas necessidades, direcionando assim a empresa no mercado em diversos aspectos. Por isso, o empreendedorismo atual é um grande desafio que requer estratégias de acompanhamento. Além disso, é primordial que o empreendedor acompanhe o seu fluxo operacional e entenda o que a tecnologia entrega para que otimize seus fluxos.
Dessa forma, a gestão aumenta as chances de sucesso. Visto que poderá atender ao cliente de maneira total, ainda que o seu posicionamento no mercado não seja estático, é muito importante que a marca se mantenha buscando a liderança de nicho, para que não perca o interesse do seu público-alvo.