Seis agritechs venceram o AgroNordeste Digital – Desafio de Startups do Agro, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O anúncio das vencedoras foi realizado, pelo Mapa, no último dia 7 de dezembro, no auditório da FIEP, no Cariri Paraibano. Ao todo, 97 empresas participaram da chamada pública de soluções inovadoras para o agronegócio, de acordo com informações oficiais. O desafio é uma das ações do Programa AgroNordeste Digital, que visa fortalecer o empreendedorismo tecnológico voltado para o setor agropecuário na região.
A chamada teve duas categorias: uma regional (Start) e uma aberta (Up). Na Categoria Up, concorreram startups de todo o território nacional. Já a categoria Start foi dedicada a startups iniciantes e sediadas na região atendida pelo AgroNordeste, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Nesta última, as empresas puderam escolher concorrer por meio de uma das cinco arenas regionais: Cariri Paraibano; Oeste Baiano; Vale do Açu (RN); Vale do Jaguaribe (CE); e Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia).
Com esta ação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deu destaque aos ecossistemas de inovação da região do AgroNordeste, valorizando o setor tecnológico nordestino e construindo um ambiente propício para o desenvolvimento. Sucesso que pode ser repetido em outros locais do AgroNordeste, assim como em outras regiões do país, destaca a divulgação oficial.
Além das premiações, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá fornecer programa de aceleração para todas as 15 finalistas da Categoria Start. São elas:
Esse tipo de iniciativa é muito importante para estimular o empreendedorismo no agronegócio, considerando a importância do setor para a economia nacional. Além disso, esse modelo de ação atrai investimentos e estimula a inovação no agronegócio.