É muito importante o direcionamento de uma empresa desde o seu surgimento, por isso, o empreendedor precisa trabalhar com diversos parâmetros de modo resolutivo para direcionar o seu projeto, independentemente do segmento de seu interesse.
É necessário que o direcionamento de uma marca no empreendedorismo atual seja feito através de um mapeamento de mercado que considere seus fatores diversos, principalmente, os fatores externos não controláveis.
Para isso, o empreendedor pode trabalhar aplicações de ferramentas estratégicas relevantes, como a matriz Swot e a análise Pest, por exemplo. Posteriormente, o empreendedor precisa direcionar o seu orçamento; já que esse deve ser o primeiro planejamento de uma empresa, pois o gerenciamento orçamentário direciona seus projetos futuros.
Por isso, o investimento inicial de uma empresa deve ser em tecnologia; já que através de um sistema de gestão ERP integrado a empresa pode obter métricas importantes para a sua administração.
Uma pequena empresa do varejo, por exemplo, deve investir em um sistema de gestão com a tecnologia omnichannel. Haja vista que a tecnologia omnichannel é fundamental para uma gestão holística; já que através do sistema de gestão a empresa pode customizar seus indicadores e direcionar uma gestão interna, incluindo a gestão de pessoas.
O sistema omnichannel é utilizado por empresas de todos os portes, pois é um sistema completamente adaptável. Sendo assim, é importante que o empreendedor invista em uma tecnologia de ponta para desburocratizar processos e atender o seu cliente em todas as suas necessidades.
Uma gestão empreendedora deve ser feita de maneira holística; já que é necessário direcionar as áreas da empresa de modo simultâneo. Por exemplo, ao gerar ações de marketing digital a empresa deve considerar a elevação das vendas de um determinado produto.
Porém, é necessário que a empresa corrobore as ações de marketing de modo resolutivo no que tange ao seu fluxo operacional; já que o cliente deve ser atendido de forma direta e indireta através da qualidade do produto e do cumprimento do prazo de entrega.
Sendo assim, a gestão deve considerar o resultado das ações entre as áreas, realizando uma gestão holística e rentável de modo orgânico. Dessa forma, a empresa cresce de maneira escalável e valorizada.