Empreendedorismo

Empreendedorismo Corporativo na Cultura da Empresa

O empreendedorismo corporativo está cada vez mais inserido na cultura das empresas e pode tornar a marca um diferencial competitivo.

Intraempreendedorismo e o empreendedorismo corporativo no mercado atual

O empreendedorismo corporativo é um termo utilizado nas empresas que já estão estabelecidas no mercado. Isso porque o empreendedorismo engloba a inovação em empresas que estão em pleno funcionamento, mas precisam se reinventar para acompanhar o mercado.

Assim sendo, o empreendedorismo corporativo se refere ao indivíduo ou um grupo de pessoas que aumentam a lucratividade da empresa, aperfeiçoando as atividades e incentivando a criatividade interna.

Já a reação de uma empresa diante dos desafios, através da inovação partindo por qualquer pessoa da empresa é o que é chamado de intraempreendedorismo. Sendo assim, o intraempreendedorismo é inovação como benefício holístico, partindo qualquer pessoa de qualquer de setor. Por isso, deve estar inserido na cultura da empresa.

Características diversas que permeiam o perfil empreendedor

O empreendedorismo corporativo deve fazer parte da gestão da empresa, para que funcione de uma forma orgânica. Por isso, muitas empresas buscam por contratar pessoas como perfil característico quanto as necessidades do mercado.  Sendo assim, as características que permeiam o empreendedorismo são:

Proatividade, flexibilidade, criatividade, resiliência e criatividade. Claramente as habilidades e conhecimentos de cada pessoa podem ser aprimoradas, mas o perfil inerente ao empreendedorismo diz respeito a quem não teme arriscar e buscar melhorar seus pontos fracos.

Cultura empreendedora e conceito mutável

Por isso, as empresas estão se atualizando quanto as essas necessidades de inovar no mercado atual, implementando conceitos inovadores na cultura. Dessa forma, o empreendedorismo pode ser considerado como um conceito amplo e não estático.