É muito importante que uma empresa se direcione estrategicamente para que consiga alcançar seus objetivos dentro do mercado no empreendedorismo atual, amparando a sua definição de missão, visão e valores.
A instabilidade econômica e a mudança no comportamento de compra do cliente são fatores que influenciam nas estratégias empresariais. Visto que é impossível que uma empresa siga o fluxo administrativo interno, ignorando os fatores externos. Já que tais fatores impactam nos resultados da empresa por diversos aspectos, seja de forma direta ou indireta.
Sendo assim, é muito importante que uma gestão seja efetiva, considerando todos os fluxos do mercado; bem como a empresa deve estudar o comportamento de compra do seu cliente. Dessa maneira, as análises estratégicas que eram direcionadas apenas para um setor, na era digital podem ser utilizadas de forma holística.
Por exemplo, a análise da persona feita pelo pelo marketing digital é uma importante estratégia que deve ampliar a empresa em todo seu processo de vendas, sendo, inclusive, um ponto focal para a gestão comercial e de vendas.
Da mesma forma, os setores de uma empresa devem se comunicar no que diz respeito à gestão de estoque, logística, atendimento, relacionamento, enfim, todas as áreas precisam criar um vínculo, de maneira que todos entendam a sua participação na entrega feita ao cliente. Isso porque, dentro do mercado atual, uma empresa não entrega apenas um produto ou serviço, ela entrega uma experiência completa entre o cliente e a sua marca.
Sendo assim, desde a entrada no mercado através do empreendedorismo, é necessário que a empresa trabalhe esse conceito. Uma vez que todos tenham clareza de sua relevância na entrega feita ao cliente, a empresa se direciona e cresce de forma rápida. Já que alcançar a liderança de um determinado nicho, é uma das facilidades importantes da era digital, mediante tantos desafios inerentes à essa mesma vertente.
Sendo assim, a Matriz Swot e uma cultura aberta, podem ser fatores relevantes para marca no mercado atual, considerando toda essa dinâmica e volatilidade.
Além disso, mesmo uma empresa que esteja em uma posição atual favorável em relação às vendas, a gestão deve considerar que nenhum dado é estático e, portanto, deve continuar estudando o seu cliente e o seu concorrente, criando um ciclo de melhorias contínuas que impacta na sua lucratividade de forma direta ou indireta.