Email Marketing é uma estratégia de Marketing que ficou otimizada no Marketing Digital.
Segundo dados do Pew Research Center, 92% das pessoas ativas na internet possuem um endereço de email, ao passo que 61% dessas pessoas conferem seus emails diariamente.
Por isso, contrariando o que muitos pensam, o email é um canal muito viável dentro das estratégias de Marketing Digital.
Muitas empresas corroboram suas estratégias de Marketing fortalecendo suas ações através da utilização de email marketing. No entanto, para que essa estratégia seja resolutiva, é importante que seja elaborada de forma sistemática e planejada.
Há pelo menos três tipos de mensagens enviadas dentro dessa estratégia: Newsletters, campanhas promocionais e fluxos de nutrição.
O email marketing newsletter é um dos mais populares. No entanto, o foco dessa estratégia não são as vendas, mas sim a atração de visitantes através de propagandas de conteúdo.
Os disparos relacionados com as campanhas visam a promoção de produtos, serviços, ofertas e eventos. Essa estratégia possui propósito comercial para que seja realizada algum tipo de transação.
Os fluxos são emails sequenciais enviados de modo automático, geralmente para assinantes ou para clientes que inseriram seu email em algum canal da empresa.
Dentro da estratégia email marketing de fluxos de nutrição a empresa pode possuir vários objetivos. No entanto, a maior objetividade da área é gerar leads através de conteúdos e ofertas.