Os termos “em torno” e “entorno” são confundidos entre si pela corriqueira confusão em razão da sonoridade semelhantes que eles apresentam. No entanto, ambos possuem classificação e significação distintas e que pedem alguma atenção na hora da redação.
“Em torno a” ou “em torno de” trata de uma locução substantiva. Nesse caso, a palavra “torno” é um substantivo acompanhado pela preposição “em”. Essa locução quer dizer “aquilo que está em volta de algo” ou “em redor de”, pois o substantivo “torno” isolado tem a seguinte acepção: “movimento giratório à volta de um centro; giro”. Veja o exemplo:
Ex.: Eu andei em torno da casa.
Entorno, por sua vez, é uma palavra só e faz parte dos substantivos. Significa aquilo que está ao redor e apresenta a ideia de território e extensão. Ao contrário do caso anterior, que subentende um movimento ao redor de algo. Veja o exemplo:
Ex.: O fogo queimou o entorno do pantanal.
Como “entorno” é substantivo masculino, ele deve vir acompanhado do artigo “o” do gênero masculino e, desse modo, também se distingue de “em torno” por essa característica.
A sílaba tônica de “entorno”, “Tor”, possui a sonoridade fechada, como se a vogal fosse acentuada pelo acento circunflexo: “ô”
Isso é importante para não confundirmos a conjugação do verbo “entornar” com o substantivo “entorno”. Pois, vale ressaltar, a palavra na seguinte oração “Eu entorno”, ao contrário de “o entorno”, possui o som da vogal “o” aberto. Dessa maneira, é como se a vogal da sílaba tônica fosse acentuada com o acento agudo. Experimentemos as diferenças sonoras por meio do seguinte exemplo:
Ex.: São Pedro entorna um aguaceiro no entorno da plantação. Enquanto isso, o rio gira em torno da roda d’água.
Tudo claro sobre “em torno” e “entorno”? Espero que sim! Continue acompanhado nossas dicas de português, e bons estudos!