Eletrobras retoma processo seletivo com 351 vagas; inscrições abertas para diversos cargos
Os salários da Eletrobras podem chegar a R$ 7,3 mil, com base na remuneração do último concurso realizado em 2022.
A Eletrobras retomou o processo de seleção destinado a contratação de 351 novos profissionais após o anúncio de suspensão em abril deste ano.
O motivo do cancelamento foi a necessidade de rescisão do contrato com a empresa organizadora da seleção na época, a Taqe.
De acordo com nota enviada pela Eletrobras, a Taqe aplicou testes que contrariam os valores da empresa.
Agora, com a retomada do processo seletivo, os interessados já podem realizar a inscrição.
As vagas são destinadas à contratação imediata de profissionais com nível médio/técnico e superior em diversas regiões do território nacional, com destaque para as subsidiárias CGT Eletrosul, Chesf, Eletronorte e Furnas.
A empresa disponibiliza vagas para diferentes cargos e funções, com destaque para as carreiras de analista socioambiental, engenheiro, operador de centro de operação do sistema, operador de subestação e de sistema de telecomunicações.
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Gupy, nova empresa contratada para estar a frente do processo seletivo.
As inscrições são gratuitas. O candidato deve clicar na vaga de seu interesse e seguir com o passo a passo que inclui envio da documentação exigida pela empresa.
Os salários da Eletrobras podem chegar a R$ 7,3 mil, com base na remuneração do último concurso realizado em 2022.
Além do salário mensal, os candidatos aprovados ainda tem direito a vale transporte, vale refeição, vale alimentação, auxílio creche e pré escola (até 6 anos de idade para dependentes), previdência complementar, plano odontológico e plano de saúde.
Primeiro processo seletivo da Eletrobras após a privatização
Esse é o primeiro processo seletivo realizado pela empresa após a privatização em 2022. Por conta do processo de privatização, a Eletrobras não realiza mais concursos públicos e a contratação de novos funcionários passa a seguir os mesmos critérios adotados por empresas do setor privado.
De acordo com a Eletrobras, o processo seletivo tem como objetivo aumentar o quadro de funcionários e diversificar a mão de obra com a criação de oportunidades para novos talentos.
“Com o processo seletivo, as empresas Eletrobras avançam na direção de um quadro de colaboradores com uma rica composição de jovens talentos e experientes profissionais, incentivando a troca de experiências e aprendizado”, informou a empresa em nota.
Ainda, segundo a Eletrobras, a expectativa é que até o final deste ano sejam ofertadas mais de 800 vagas.
“Estas são as primeiras vagas das mais de 800 que serão disponibilizadas nos próximos meses, de forma escalonada”, complementa a nota.
Os estados com vagas para serem disponibilizadas pela Eletrobras são:
- Acre;
- Alagoas;
- Amapá;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraíba;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Roraima;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Sergipe;
Na ocasião, a Eletrobras, que ainda era uma empresa pública, ofertou 137 vagas destinadas as cidades fluminenses de Angra dos Reis e Rio de Janeiro.
As oportunidades eram destinadas para os cargos de nível médio / técnico distribuídas entre profissionais de proteção radiológica, segurança de área protegida nuclear, segurança do trabalho e técnicos eletricista nas áreas da construção civil, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, meio ambiente e química.
Já para os cargos de nível superior as vagas eram destinadas aos cargos de administrador, advogado, arquivista, assistente social, biólogo, contador, designer, economista, engenheiro (diversas áreas), físico, químico, pedagogo e analistas.
O que faz a Eletrobras?
Líderes em geração e transmissão de energia elétrica no país, a Eletrobras contribui para que a matriz energética brasileira seja uma das mais limpas e renováveis do mundo.
Como a maior companhia do setor elétrico da América Latina, é uma empresa de capital aberto, que adota estratégias voltadas para governança e conformidade, excelência operacional, disciplina financeira, atuação sustentável e valorização das pessoas.
Por meio suas empresas subsidiárias, a Eletrobras está presente em todas as regiões do Brasil. Devido à privatização, em 2022, as contratações passam a ser realizadas via processos seletivos, e não mais por meio de concursos públicos.
Esta nova forma de recrutamento possibilita ainda mais a participação ativa da empresa em contratações pautadas pela diversidade, reforçando o comprometimento com a sociedade do futuro.
Eletrobras em números
- Maior empresa de geração de energia elétrica brasileira, com capacidade geradora equivalente a 23% do total da capacidade instalada do país;
- Cerca de 97% da nossa capacidade instalada vem de fontes com baixa emissão de gases de efeito estufa;
- Empresa líder em transmissão de energia elétrica no Brasil, com cera de 40% do total das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional em sua rede básica.