Empregos

Elabore Seu Currículo Assertivamente

Seu currículo não precisa ser um desafio

A elaboração do seu currículo é muito importante, pois é uma forma de chamar a atenção do recrutador para que possa se interessar por você para realizar uma entrevista.

Sendo assim, é importante que o seu currículo seja uma vitrine profissional para que possa direcionar as suas informações.

Por isso, trouxemos algumas para que elabore o seu currículo e aumente suas chances de obter sucesso na sua carreira. No entanto, caso entenda que precisa de apoio profissional, procure uma consultoria de RH para que possa receber as devidas orientações de forma personalizada.

Menos é mais

Insira seus dados de forma sucinta, eliminando informações desnecessárias nesse momento, como o número do RG e CPF, por exemplo.

 É importante que insira seus dados pessoais, principalmente no que diz respeito a contato e endereço. Caso possua redes sociais como o LinkedIn, é interessante informar. 

Defina a sua área de atuação

A definição de área de atuação pode ser um fator decisivo para que o recrutador opte por te entrevistar. Haja vista a importância desse direcionamento para que haja um alinhamento entre a posição oferecida pela empresa e o currículo do candidato.

Por exemplo, ao invés de colocar que deseja trabalhar com pessoas, já que isso é abrangente, é importante que possa direcionar a sua atuação conforme a sua experiência e formação. Assim sendo, ficaria algo como gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas, conforme a sua definição.

Formação acadêmica

Cursos e formações específicas devem constar no currículo de forma resumida. Principalmente, quanto à conclusão, se está em andamento ou previsão de formação, e em ordem cronológica. 

Qualificações

Resuma suas qualificações em poucas palavras, porém, de forma direcionada. Ou seja, insira o seu campo de atuação e uma atividade principal. Por exemplo, setor financeiro, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, controle do capital de giro etc.

Experiência profissional

A sua experiência profissional precisa estar resumida assertivamente. Por isso, da mesma forma que a sua formação, a sua experiência profissional deve constar em ordem cronológica.

 Resumindo, sua principal atividade e fatos importantes como promoções, alteração de função podem ser viáveis, de acordo com a vaga para a qual está concorrendo. Dessa forma, seu currículo fica objetivo e aumenta as chances de destaque no mercado.

Lembre-se de que a empresa precisa ocupar a vaga, tanto quanto você a quer. Por isso, a forma como elabora o seu currículo deve direcionar essas necessidades para que as expectativas sejam alinhadas e a entrevista aconteça.