Refletir sobre a educação no Brasil nos leva diretamente a pensar nas ideias de Paulo Freire (1921-1997), um dos mais importantes pedagogos brasileiros. O professor pernambucano Paulo Freire foi um grande educador, tendo sido notado inclusive fora do país. Os seus trabalhos e ideais sobre a educação receberam reconhecimento internacional e até hoje estão presentes nas discussões dos cursos de pedagogia do Brasil e de outros países.
Uma das principais obras de Freire é o livro Pedagogia do Oprimido. Datado de 1968, o livro apresenta as principais ideias que guiam todo o trabalho do autor. Nesse sentido, já nessa obra, ele chama atenção para o caráter político da educação e para a necessidade de educar a partir da realidade do aluno. Assim, para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno quanto ao lugar que ele ocupa na sociedade.
Com isso, Freire visava a educação de parcelas da população que são desprivilegiadas. Para ele, é preciso conscientizar os alunos desfavorecidos quanto a sua realidade social e econômica, com o objetivo de levar o oprimido a buscar a sua libertação por meio do saber. Assim, aprender seria um ato revolucionário, além de ser uma maneira de agir politicamente.
Paulo Freire foi responsável ainda por criar um método de alfabetização para jovens e adultos. Diante dos altos índices de analfabetismo no Brasil, principalmente no Nordeste, Freire buscou um método que fugia do mecanicismo do ensino de letras e palavras descontextualizadas da realidade do aluno.
O método freiriano propõe que a alfabetização parta da realidade dos alunos, ou seja, a partir da discussão de temas do dia a dia. Então, os alunos aprendem a ler e a escrever a partir de palavras-chave já presentes no seu vocabulário. O que vale é a experiência do aluno. Com isso, o ensino é contextualizado e se torna mais acessível para os alunos, ao mesmo tempo que permite a crítica sobre a sua realidade social. Esse pensamento está presente também em outras obras do autor. Entre elas figuram os livros Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra, de 1987, e Política e Educação, de 1985.
Assim, a obra de Freire reflete o seu principal pensamento sobre a educação: o papel da educação é o de ensinar os alunos a serem capazes de pensar por si mesmos, de desenvolver a criticidade. O ensino para Freire deveria partir da realidade social do aluno, de modo que suas obras ressaltam a a concepção libertária e autônoma de educação.
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