Concursos por Estado

Edital DPE MT Defensor retificado! Confira mudanças

O edital DPE MT Defensor (Defensoria Pública Estado do Mato Grosso) foi retificado. As informações foram divulgadas no portal do Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 22 de novembro.

De acordo com as mudanças, o resultado da Prova Preliminar Objetiva da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso passa a valer da seguinte forma:

  • Estabelecer que a vista da Folha de Repostas da Prova Preliminar Objetiva, estará disponível nos 02 dias úteis imediatamente subsequentes à data de publicação deste Edital no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, por meio do site da Fundação Carlos Chagas, de acordo com as instruções constantes na página do Concurso Público.
  • Informar que os recursos referentes aos Resultados da Prova Preliminar Objetiva deverão ser interpostos no prazo de 3 dias úteis subsequentes à publicação da vista da Folha de Repostas da Prova Preliminar Objetiva, exclusivamente por meio do site da FCC, de acordo com as instruções constantes na página do Concurso Público.

Carreira edital DPE MT Defensor

O certame ofereceu o total de 20 vagas mais cadastro reserva para defensor. Os requisitos, além de bacharelado em Direito, será necessário a comprovação de 03 anos de atividade jurídica. Vale lembrar que as atribuições do cargo são:

  • Atender os necessitados em horários pré-fixados; tentar a composição amigável das partes, antes de promover a ação cabível, sempre que julgar conveniente; praticar atos inerentes à postulação e defesa dos juridicamente necessitados, providenciando para que os feitos tenham normal tramitação e utilizando-se de todos os recursos legais; propor a ação penal privada e a subsidiária da pública nos casos em que a parte for juridicamente necessitada; entre outras.

As remunerações iniciais do cargo são R$ 24.895,43, vale lembrar que benefícios serão disponibilizados aos aprovados.

Provas

Os candidatos, segundo o edital DPE MT Defensor, passaram por diversas etapas. As fases do certame são:

  • Prova preambular (objetiva) – eliminatório e classificatório;
  • Prova escrita – eliminatório e classificatório;
  • Prova oral – eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos – classificatório.

Vale lembrar que a prova objetiva já aconteceu em 09 de outubro de 2022. De acordo com o edital, essa etapa caráter será avaliada na escala de 0 a 100. Cada questão objetiva terá o valor de 1 ponto, sendo considerado habilitado, na prova preliminar objetiva, o candidato que obtiver o mínimo de 60% de acertos do total.

A prova discursiva será aplicada nas seguintes datas:

  • Primeira Prova Escrita Específica: 17/12/2022, no período da tarde;
  • Segunda Prova Escrita Específica: dia 18/12/2022, no período da manhã; e
  • Terceira Prova Escrita Específica: dia 18/12/2022, no período da tarde

Já na prova oral, serão convocados todos os candidatos habilitados nas Provas Escritas Específicas.