O Concurso TSE Unificado, que visa preencher vagas de diversos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em todo o país, sofreu uma retificação em seu edital. No entanto, a principal mudança anunciada foi o aumento no quantitativo de oportunidades disponíveis, passando de 389 para um total de 412 vagas para os cargos de técnico e analista judiciário.
Após a retificação do edital, a divisão das vagas por cargo e órgão ficou estabelecida conforme segue:
Para este cargo, as vagas foram divididas em diversas especialidades, como Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Medicina (Clínica Médica, Psiquiatria e Medicina do Trabalho), Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação.
Além do aumento no quantitativo de vagas do concurso, algumas outras mudanças merecem destaque:
As inscrições para o concurso TSE Unificado estão abertas desde o dia 4 de junho e permanecerão disponíveis até 18 de julho, exclusivamente pelo site do Cebraspe, banca organizadora do certame.
Portanto, para se inscrever, é necessário preencher o formulário online com todos os dados solicitados, indicando a opção de cargo/área/especialidade, o Tribunal Eleitoral de preferência e a cidade onde deseja realizar as provas.
Em seguida, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que varia entre R$ 85,00 para técnico judiciário e R$ 130,00 para analista judiciário.
Entretanto, é permitido se inscrever para até dois cargos, desde que um seja de técnico e o outro de analista, haja vista que as provas objetivas serão aplicadas em turnos distintos: analistas no período matutino e técnicos no vespertino.
Para os cargos de técnico judiciário (todas as áreas) e analista judiciário da área Administrativa, a exigência é o nível superior completo em qualquer área de formação. No entanto, já para as demais funções de analista, é necessário possuir graduação na respectiva especialidade.
Diante disso, no caso específico de técnico judiciário de apoio especializado em Programação de Sistemas, além do curso superior, é exigido curso de programação ou desenvolvimento de sistemas com carga horária mínima de 180 horas.
As remunerações iniciais prometem ser bastante atrativas:
Portanto, além dos vencimentos, os servidores terão direito a assistências pré-escolar, médica e odontológica custeadas pela União.
O concurso TSE Unificado será composto por diferentes etapas, a depender do cargo:
Entretanto, todas as fases serão aplicadas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
A prova objetiva, marcada para 22 de setembro, constará de 120 questões de múltipla escolha, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Direito Constitucional) e 70 de Conhecimentos Específicos, variando de acordo com o cargo/área.
Já a prova discursiva para analistas consistirá na redação de um texto dissertativo de até 30 linhas sobre temas relacionados aos conhecimentos específicos da função pretendida.