A Secretaria de Estado de Segurança Pública faz saber aos interessados a reabertura das inscrições do novo edital para o preenchimento de nada menos que 322 vagas no cargo de Agente Socioeducativo em Minas Gerais. Do quantitativo de vagas, 298 são para o sexo masculino (com reserva de 29 para pessoas com deficiência) e 24 para o sexo feminino. As inscrições seguem até esta terça-feira, 13 de novembro.
Para concorrer a uma das vagas será necessário ter o nível médio completo. O salário está fixado no valor de R$4.098,45, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O Agente Socioeducativo deverá exercer atividades de vigilância e escolta nos espaços intramuros e extramuros nos estabelecimentos da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semiliberdade; garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento; assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a lei.
As vagas são destinadas as cidades de Belo Horizonte (27 vagas), Contagem (17 vagas), Vespasiano (06), Juiz de Fora (12), Uberaba (23), Divinópolis (21), Governador Valadares(21), Uberlândia (33), Patos de Minas (06), Montes Claros (31), Ipatinga (06), Curvelo(33), Teófilo Otoni (11), Unaí (31) e Sete Lagoas (44).
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até as 23 horas e 59 minutos do dia 13 de novembro, no site (http://www.seguranca.mg.gov.br/). Não haverá taxa de inscrição na seleção, com exceção apenas dos custos com a fase de avaliação psicológica.
O processo seletivo contará com análise de currículos, de caráter classificatório e eliminatório, comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social), de caráter eliminatório, avaliação psicológica, de caráter eliminatório, e curso introdutório, de caráter classificatório e eliminatório.
A Análise de Currículos possui caráter classificatório e eliminatório e analisará as experiências profissionais e também cursos de capacitação e de formação pertinentes à área de seleção.
Todos os candidatos inscritos no Processo Seletivo Simplificado e que encaminharem as documentações comprobatórias a que se refere o item 4.3 e elencadas no item 4.11 do edital, ambos deste Instrumento Convocatório, terão seu Currículo analisado e pontuado, de acordo com a área pleiteada.
Será publicada no Sítio Eletrônico da SESP (www.seguranca.mg.gov.br) relação de candidatos aprovados na 1ª etapa a serem submetidos à 2ª Etapa do Processo Seletivo Simplificado (Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada – Investigação Social). Será convocado para a etapa da Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada o quantitativo de 15 (quinze) vezes o número de vagas ofertadas, por RISP, conforme quadro de vagas constante do Anexo B deste Instrumento Convocatório.
A Avaliação Psicológica possui caráter eliminatório e será realizada por Clínicas Psicológicas credenciadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública, na cidade de Belo Horizonte/MG. Todos os custos desta fase, inclusive aquele relativo à realização da Avaliação Psicológica, correrão às expensas do candidato, não havendo nenhuma responsabilidade da Administração Pública.
Para a realização da 3ª Etapa (Avaliação Psicológica), será convocado o percentual de 85% (oitenta e cinco por cento) dos candidatos considerados aptos na 2ª Etapa (Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada – Investigação Social), por RISP, seguindo-se a ordem classificatória estabelecida ao fim da 1ª Etapa.
Será convocado para a 4ª etapa – Curso Introdutório –, por meio de publicação no Sítio Eletrônico da SESP (www.seguranca.mg.gov.br), 75% (setenta e cinco por cento) dos candidatos classificados e considerados aptos na 3ª etapa (Avaliação Psicológica), por RISP, sendo considerada a classificação gerada ao fim da 1ª etapa (Análise de Currículos).
O Curso Introdutório terá caráter classificatório e eliminatório e sua execução caberá à Escola Integrada de Segurança Pública – EISP.Após a Etapa da Avaliação Psicológica serão convocados para o Curso Introdutório os candidatos classificados e considerados APTOS, observando-se a ordem de classificação gerada na 1ª Etapa (Análise de Currículos).