O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do ICMBio, publicou, na última quarta-feira (26), o edital para concessão de serviços de apoio à visitação no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.
Estão previstos investimentos de cerca de R$ 18 milhões em infraestrutura. Estima-se, ainda, a aplicação de R$ 200 milhões em operação e apoio à gestão da unidade oferecendo serviços de qualidade e proporcionando boas experiências ao visitante, destaca a divulgação oficial.
A partir dos estudos realizados em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ICMBio, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério do Turismo (MTur), o projeto contempla a melhoria da infraestrutura da área de visitação, incluindo o Morro de São Jerônimo, a Cachoeira Véu de Noiva e a Cidade de Pedral, além da implementação de novos atrativos.
Os detalhes estão na página de Licitações e Contratos do ICMBio. O leilão deve ser realizado em 20 de dezembro na B3 em São Paulo (SP), detalha o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A unidade de conservação foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI) para fins da concessão para prestação de serviços de apoio à visitação pelo Decreto nº 10.673, de 13 de abril de 2021.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), entre os dias 27 de outubro a 02 de dezembro, os interessados poderão agendar visitas técnicas à unidade para melhor compreender os desafios e oportunidades.
Criado em 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui 32.630 hectares de área para assegurar e proteger amostras significativas dos ecossistemas locais, além de espécies nativas do Cerrado, inclusive ameaçadas de extinção.
Além disso, o parque é dono de paisagens únicas e abriga sítios arqueológicos que ajudam a contar o povoamento da região. Em 2000, foi declarado como Reserva da Biosfera do Pantanal, informa o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O acesso à unidade é bastante simples, por meio da rodovia MT-251. O aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), fica há apenas 64km de distância do parque. Por via terrestre, o parque se distancia apenas 50 km da capital do Mato Grosso.
A proximidade com Cuiabá também torna a unidade atrativa para a visitação. Em 2019, o parque recebeu mais de 180 mil visitantes, figurando dentre os parques nacionais mais visitados no país. A cidade de Chapada dos Guimarães, onde fica a área protegida, também é preparada para receber bem o visitante, contando com rede hoteleira, restaurantes, bares e lanchonetes, detalha o Ministério do Meio Ambiente (MMA).