O sonho de muitas pessoas é conseguir juntar um milhão de reais. Com o dinheiro é possível comprar um imóvel, se livrar de dívidas e viajar pelo mundo. No entanto, não é uma tarefa muito fácil, visto que é necessário continuar a pagar suas contas no final do mês e manter seu estilo de vida.
Desse modo, surge uma dúvida: qual o tempo necessário para juntar um milhão de reais? Quais os investimentos mais indicados para aplicar o dinheiro? Quanto será necessário economizar? Felizmente, é possível se planejar financeiramente, utilizando inclusive simuladores para auxiliar a fazer o cálculo.
A princípio, o investidor deve observar um rendimento mensal real. O mais indicado é que ele esteja acima da inflação, de forma a manter seu poder de compra. Vale ressaltar que é preciso conhecer seu perfil pessoal para saber o quanto de dinheiro guardar todo o final do mês, ou seja quais são as suas possibilidades financeiras.
Ao estabelecer um perfil de investidor, será possível ter uma noção de onde aplicar o dinheiro em diferentes tipos de investimentos, como renda fixa, multimercado, ações nacionais e internacionais. Dessa maneira pode-se prever qual será o retorno e a oscilação de sua carteira de investimentos.
Depois de conhecer seu perfil de investidor e a taxa de retorno necessária para conseguir juntar um milhão de reais, é importante observar qual a sua tolerância aos riscos do mercado financeiro. Vale ressaltar que ter uma carteira diversificada pode auxiliá-lo nesta questão, já que o dinheiro ficará em diversos tipos de investimento.
Todavia, a diversificação de aplicações, aliada ao acompanhamento profissional, ajuda na visualização e na busca de retornos financeiros. Há também um controle mais eficiente da carteira junto às oscilações do mercado. Os fundos de Investimentos são indicados por permitir o acesso a uma gestão mais profissional.
Estes fundos são adequados para quem não tem tempo de aprender sobre as aplicações financeiras e de como tomar decisões acertadas sobre cada uma delas. O ideal antes de avaliar o tempo necessário para chegar a um milhão de reais é começar se perguntando para que irá utilizar este dinheiro.
Questione-se sobre o que irá fazer com o recurso, se irá construir um patrimônio em busca de uma liberdade financeira, se irá utilizar o dinheiro para trabalhar menos, aposentar mais cedo, ou ainda comprar um bem. É Importante também determinar um prazo, em busca de decidir as ações necessárias para a conquista do objetivo.
Imagine que nos seus planos, você traçou uma meta de conseguir juntar um milhão em 18 anos. Será que na época você poderá comprar as mesmas coisas com o mesmo dinheiro? Não, visto que a inflação causa um aumento de preços exponencial. É importante que se corrija o poder de compra de acordo com as previsões para a inflação no período. Talvez seja necessário juntar R$1,8 milhão.
É importante traçar um objetivo, o valor a ser considerado, e o prazo, de forma a facilitar a criação de uma estratégia de investimento, maneiras de economizar, e de ampliar a poupança mensal. Deve-se também revisar as despesas, de seu orçamento familiar, e aumentar seu salário através de uma atividade extra.
De acordo com o relatório da Global Wealth Report, havia no Brasil em 2020, cerca de 200 mil pessoas consideradas milionárias. O país ocupa a 18ª posição no ranking de nações com o maior índice de milionários. No entanto, isso não quer dizer que é impossível juntar um milhão de reais.
Atualmente, pode-se conseguir essa quantia através da realização de um bom trabalho e do seu planejamento financeiro. Não é fácil, principalmente se você não tiver muito espaço para economizar e investir, devido a sua renda mensal. É preciso ter organização, disciplina e consistência para alcançar seus objetivos.
Antes de juntar um milhão de reais é importante cuidar de seu orçamento para que você tenha espaço para fazer alguns investimentos. Deve-se pagar suas dívidas, viver de uma forma mais simples, buscar aumentar a sua renda, traçar um objetivo a longo prazo, diversificar seus investimentos, economizar e investir seu dinheiro.