O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou dados relevantes que impactam na economia de forma geral, dentre os quais destacam-se a elevação do saldo comercial e o aumento das importações. Veja mais detalhes!
Confira alguns fatores relacionados ao aumento das importações de combustíveis e lubrificantes; a combinação de preços de commodities em alta; o desempenho das exportações; a diminuição nos saldos comerciais e outros fatores que impactam no fluxo da economia nacional e internacional, de forma direta e indireta.
Também houve aumento das importações de combustíveis e lubrificantes, mais intensamente pelo Sudeste e Nordeste, notadamente óleos combustíveis (diesel) e gás natural, em parte demandados para abastecimento das usinas termelétricas, no cenário de escassez hídrica, informa o Banco Central do Brasil (BCB).
Em linhas gerais, a combinação de preços de commodities em alta, continuidade do real em nível depreciado e firme demanda da China resultou na elevação do saldo comercial brasileiro, sobressaindo, regionalmente, os resultados de Sudeste e Norte.
Além disso, maiores exportações caracterizaram todas as regiões, refletindo sobretudo os desempenhos consideráveis das vendas de minério de ferro (Sudeste e Norte), soja em grão (Centro-Oeste e Sul) e óleos brutos de petróleo (Sudeste).
Por outro lado, destaca-se a diminuição nos saldos comerciais de Centro-Oeste, Sul e Nordeste, condicionada pelo aumento mais acentuado das importações que na média do país, sob impacto tanto de preços quanto de volume, notadamente de bens intermediários, reflexo da recuperação da atividade econômica doméstica.
Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) ressalta que no Centro-Oeste destacam-se as compras de vacinas pelo Governo Federal, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).
O Banco Central do Brasil (BCB) divulga periodicamente dados relevantes sobre os diversos fatores que impactam na economia e na inflação de forma direta e indireta. Sendo assim, é relevante que o cidadão acesse o site oficial da instituição e acompanhe as informações divulgadas, considerando a instabilidade econômica atual e seu impacto na rotina do cidadão.
Dessa forma, é possível que consulte essa análise de forma integral e acompanhe as previsões do Banco Central do Brasil (BCB) para a economia, considerando a volatilidade do fluxo atual e as alterações que podem ocorrer por conta de fatores externos.