Nos últimos dias, começou a circular pelas redes sociais uma informação falsa que aponta que o ex-presidente Lula (PT) teria prometido diminuir o alcance do Auxílio Brasil caso seja eleito este ano. A fake news diz que o petista prometeu bancar o benefício apenas para as pessoas que possuem filhos menores de seis anos de idade.
Segundo o post falso que circula pela internet, o ex-presidente teria criticado o alto custo do Auxílio Brasil. “Não é possível que famílias com número de integrantes diferentes recebam o mesmo valor. No meu governo, o Auxílio vai ser pago apenas para as pessoas que têm filhos menores de seis anos”, teria dito o candidato.
Trata-se de uma fake news. Há uma certa confusão sobre este tema, porque Lula vem prometendo pagar um adicional de R$ 150 por filhos menores de seis anos de idade. Contudo, isto não quer dizer que as pessoas que não tenham crianças menores de seis anos de idade deixariam de receber o saldo. Elas só não pegariam o adicional.
Esta não é a primeira fake news sobre o tema que circula nas redes. Nos últimos dias, começou a circular a ideia de que Lula teria dito que confiscaria a poupança das pessoas para poder bancar o Auxílio Brasil.
“Companheiros e companheiras. Nós vamos manter o Auxílio Brasil, mas para isso precisamos de sua contribuição. Meus amigos, durante apenas 6 meses de 2023 precisaremos bloquear as poupanças dos brasileiros. São apenas 6 meses. Confiem nesse metalúrgico aqui”, diz o print.
A informação é falsa. O ex-presidente não disse que vai confiscar a poupança das pessoas para bancar o Auxílio Brasil. Em entrevistas, ele afirma que pode bancar o procedimento através da taxação de lucros e dividendos.
Nas redes sociais, também há uma série de fake news contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Nos últimos dias, passou a circular uma informação falsa que indica que o Governo vai cortar o Auxílio em novembro.
Não é verdade. De acordo com as informações oficiais, o benefício em questão é um programa de caráter permanente. Embora ainda não se saiba qual vai ser o valor do projeto para o próximo ano, o fato é que ele não vai chegar ao fim em novembro.
De fato, a lei atual indica que todos os usuários do Auxílio Brasil devem receber o benefício no valor de, no mínimo, R$ 600 por família até o final deste ano. Para 2023, o programa continua, mas com saldo ainda por ser definido.
Atualmente, o Auxílio Brasil atende pouco mais de 21 milhões de famílias. Nesta quinta-feira (20), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 7, Veja no calendário abaixo:
11 de outubro: Usuários com NIS final 1
13 de outubro: Usuários com NIS final 2
14 de outubro: Usuários com NIS final 3
17 de outubro: Usuários com NIS final 4
18 de outubro: Usuários com NIS final 5
19 de outubro: Usuários com NIS final 6
20 de outubro: Usuários com NIS final 7
21 de outubro: Usuários com NIS final 8
24 de outubro: Usuários com NIS final 9
25 de outubro: Usuários com NIS final 0