O governo federal iniciou ainda no final da última semana a primeira rodada de pagamentos do Pé-de-meia. Este é o programa do poder executivo que realiza pagamentos em dinheiro para estudantes do ensino médio, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Nos últimos dias, o governo federal vem lançando uma série de cartilhas para tirar dúvidas sobre os pagamentos deste benefício social. De todo modo, o fato é que existem pessoas que têm dúvidas específicas sobre os seus casos. São casos de questões que só podem ser resolvidas diretamente com a equipe do Ministério do Desenvolvimento Social.
Diante disso, separamos abaixo os canais oficiais da pasta para que o cidadão consiga resolver as suas dúvidas específicas.
Esta é uma informação importante até para que o estudante não seja vítima de golpes. Existem vários casos de criminosos que se aproveitam deste contexto para enganar pessoas. Por isso, a dica é sempre se manter informado através dos canais oficiais indicados pelo governo federal.
O primeiro pagamento do Pé-de-meia é conhecido como Incentivo Matrícula e está sendo depositado nas contas de todos os estudantes aptos ao recebimento. O valor é o mesmo para todos os alunos: R$ 200. Ao longo do ano, o beneficiário vai receber outras nove parcelas de R$ 200.
Os demais alunos receberão o dinheiro nos próximos dias. Veja no calendário abaixo:
Os valores indicados também foram divulgados pelo Ministério da Educação:
A movimentação destes valores pode ser feita através do aplicativo do Caixa Tem.
Todos os estudantes contemplados deverão receberam uma conta poupança digital na Caixa Econômica Federal. Esta conta foi aberta de maneira automática, ou seja, o aluno não precisa se preocupar com este procedimento. Mesmo os estudantes que são menores de idade, terão direito ao acesso.
Se o aluno já tem uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, o saldo do Pé-de-meia será depositado de maneira direta nesta conta que já está em funcionamento. Neste caso, o banco não deverá criar uma nova. Por outro lado, se ele não tiver uma conta, haverá a abertura automática.
Vale lembrar que nem todos os alunos do ensino médio podem receber o Pé de Meia. Para ter direito, é preciso seguir uma série de requisitos. Veja abaixo:
Já para receber o bônus é preciso:
Menores de idade também têm o direito de contar com uma conta digital da Caixa Econômica Federal. Mas este público vai precisar da autorização dos pais para conseguir movimentar a quantia através do sistema do aplicativo Caixa Tem.
Para conseguir esta autorização, não é necessário sair de casa. Na própria aplicação do Caixa Tem, os pais ou responsáveis poderão seguir os passos indicados para liberarem o acesso aos seus filhos.