As moedas não costumam fazer muito sucesso no Brasil devido ao seu baixo valor monetário. Os brasileiros aprendem desde cedo que estes itens funcionam principalmente como troco em negociações, sem figurar realmente como peças valiosas.
Por isso, as pessoas não se importam de estarem com essas peças em suas carteiras ou bolsas, porque não há praticamente nada que se possa comprar no país apenas com moedas. Por exemplo, uma pessoa que tem 10 moedas de 50 centavos possui metade do dinheiro de alguém que tem apenas uma cédula de 10 reais.
Embora essa seja a realidade geral no país, as moedas possuem um grande valor para os numismatas. Essas pessoas pagam verdadeiras fortunas por essas peças, mesmo que o seu valor facial seja muito inferior. Isso acontece porque os numismatas buscam outras características nas peças, e o valor monetário do item figura apenas como um detalhe.
Moedas raras valem fortuna
Neste texto, você vai conhecer duas moedas de 50 centavos cuja procura é tão grande que elevou o valor de cada um dos itens em 9 mil vezes. No país, cada modelo do real possui valores distintos, e as cédulas valem mais que as moedas, ao menos no geral.
Entretanto, é possível ganhar dezenas, centenas ou até mesmo milhares de reais com uma única moeda no país. Isso acontece por causa dos numismatas, termo que se refere a quem estuda, pesquisa e se especializa em medalhas, moedas e cédulas, sob o ponto de vista histórico, econômico e artístico. O termo também identifica quem coleciona estes itens.
A saber, os colecionadores buscam itens que tenham características peculiares e bastante restritas, como uma falha, por exemplo. Isso porque estas peculiaridades são encontradas em uma quantidade irrisória de moedas, ou seja, os colecionadores passam a ser algumas das únicas pessoas a possuírem estes modelos raros.
A propósito, veja abaixo as principais características que valorizam uma moeda:
- Antiguidade das peças;
- Fabricação para datas comemorativas;
- Modelos com erro de cunho ou fabricação;
- Poucas unidades em circulação no país;
- Tiragem reduzida.
Entenda a valorização das moedas de 50 CENTAVOS
No Brasil, duas moedas de 50 centavos valem até R$ 4.500 devido a particularidades que elas possuem. A principal característica desse item, que o torna tão especial, é que ele possui dois lados iguais, ou seja, são moedas bifaciais.
Em suma, as moedas possuem uma efígie (representação plástica da imagem de um personagem real ou simbólico), no anverso, e o valor que representam, no reverso. Contudo, alguns modelos de 50 centavos foram fabricados com um erro enorme. Tanto o anverso quanto o reverso possuem a mesma coisa: o valor monetário e a data de fabricação.
Além disso, os modelos também possuem o reverso invertido em 180º. Para conferir se os exemplares estão com o reverso invertido, basta girá-los na vertical, ou seja, de cima para baixo ou de baixo para cima. Se, ao girar a moeda, o reverso ficar de ponta cabeça, significa que ele está invertido, algo que não deveria acontecer.
As pessoas que encontrarem essas moedas podem ganhar milhares de reais devido à sua raridade. Os itens são muito difíceis de serem encontrados em circulação, e os numismatas estão pagando muito caro para terem as peças em sua posse.
De acordo com o Catálogo Ilustrado Moedas com Erros, o exemplar bifacial de 50 centavos “possui rotação invertida” e faz um alerta aos colecionadores, afirmando que eles sempre devem “verificar se não há emendas no disco que evidenciem ser uma adulteração“.
Veja como vender esses itens raros
Os interessados em vender seus exemplares podem conseguir isso através de diversas maneiras. Confira abaixo as principais formas de vender moedas raras para colecionadores.
- Entrar em grupos de colecionadores em redes sociais, como o Facebook;
- Acessar lojas especializadas na compra e na venda de moedas raras, tanto físicas quanto online;
- Participar de leilões de moedas raras, principalmente de itens que tenham alto valor;
- Buscar plataformas online como Mercado Livre e Shopee, pois possuem muitos usuários interessados em colecionar moedas raras.
Por fim, os interessados em vender seus exemplares podem entrar em sites especializados, ou em sites de e-commerce, como Shopee, Mercado Livre e similares. Existem muitos colecionadores dispostos a pagar caro para terem modelos raros, e essa é uma chance para ganhar um dinheiro extra sem fazer muito esforço.