Entender quais são as doenças que causam perda de memória pode ajudar você a buscar a ajuda mais adequada, de acordo com cada caso.
No entanto, aqui vale um destaque importante: este conteúdo é apenas de cunho informativo, ou seja, não temos o propósito de fazer um diagnóstico. Tenha isso em mente e acompanhe o material para saber mais sobre o assunto.
Afinal, quais são as doenças que causam perda de memória? Na realidade, diversas doenças podem prejudicar a saúde do nosso cérebro. Cada qual com suas características diferentes.
Porém, algumas das mais conhecidas são as seguintes:
O Mal de Alzheimer, infelizmente, é uma das doenças que mais causa problemas de memória nos indivíduos. À medida que o problema evolui, a pessoa passa a ter cada vez mais dificuldade para se lembrar de determinadas situações e, aos poucos, até mesmo a memória de trabalho (a que é bem recente) pode ser afetada.
Isso ocorre porque a doença destrói as memórias e diversas outras funções do cérebro. Por isso, requer acompanhamento médico o mais rápido possível, a fim de retardar a sua evolução.
Diversos tipos de transtornos mentais podem desencadear a dificuldade de memorização. Doenças mentais como depressão, por exemplo, podem dificultar o processo de concentração e foco, e isso, consequentemente, impacta na memorização.
O hipertireoidismo é outro problema que afeta a saúde cerebral no que tange à memorização. Esta doença trata-se de um distúrbio que afeta a tireoide, sendo que há uma produção exagerada de hormônios que regulam diversas funções do nosso corpo.
Alguns déficits vitamínicos também podem ser responsáveis pela falta de memória. Assim, quando pensamos em doenças que causam perda de memória, devemos considerar também a nossa alimentação. No próximo tópico falaremos mais sobre isso.
Além das doenças que causam perda de memória, existem outras circunstâncias que também podem prejudicar o nosso poder de foco, concentração, aprendizagem e memorização. Veja:
Esperamos que este conteúdo tenha contribuído. Cuide da sua mente e do seu corpo na hora de lidar com doenças que causam perda de memória.