É de grande valia para o empreendedor a atuação através de um e-commerce, considerando que a internet é um canal interessante para vendas, atendimento e relacionamento com o cliente.
No entanto, o que é uma oportunidade também pode representar um grande desafio. Pode ser muito importante para uma empresa crescer e se tornar líder dentro do seu nicho de atuação. Entretanto, para que essa objetividade seja alcançada, a gestão deve ser feita de maneira direcionada desde a ideia inicial da empresa.
Sendo assim, a atuação através de um e-commerce requer um planejamento específico para cada segmento, de modo que a empresa possa ter uma visão holística para relacionar todos os fatores.
O desenvolvimento do site deve ser responsivo, bem como o aplicativo deve ser intuitivo. Além disso, é necessário minimizar a burocratização dos fluxos, diminuindo as etapas dos processos de compra. A identificação de gargalos é fundamental para que se minimize o abandono de carrinhos. Além disso, a fidelização do cliente deve acontecer para que a empresa ganhe valor no mercado.
Por isso, o investimento em marketing digital faz parte de um acompanhamento dinâmico sobre o funil de vendas da empresa. Visto que o marketing digital pode elevar o volume de visitantes ao site da marca, de modo que seus visitantes tornem-se leads e, posteriormente, em vendas.
Entretanto, para que esse fluxo ocorra de maneira contínua é fundamental que o marketing digital seja apoiado estrategicamente; já que ações aleatórias podem não ser resolutivas.
Todos esses fatores devem ser acompanhados pelo direcionamento dos investimentos da empresa, de maneira que todos os fluxos sejam interligados. Sendo assim, o empreendedor deve investir em um sistema escalável e dinâmico para que possa elevar as suas chances de sucesso; já que ao crescer não precisará investir novamente na sua infraestrutura.
Além disso, a gestão de logística e estoque deve ser feita considerando a necessidade de destacar algum produto para que o empreendedor evite destacar um produto do qual não possui em estoque.
O processo de compra do cliente deve ser barrado em caso de não atendimento ao seu local de entrega ou em caso de falta do ítem. Sendo assim, diversos fatores devem ser amparados para que uma empresa obtenha sucesso no e-commerce através de uma imagem positiva e de uma relação bem construída com a sua audiência.