A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para o candidato direcionar o seu comportamento e destacar os principais pontos de sua carreira profissional.
O direcionamento da postura do candidato é fundamental para demonstrar suas capacidades e suas habilidades de forma natural durante o processo seletivo. Por isso, é importante que tenha atenção plena aos seus gestos e ao seu comportamento para evitar adotar uma postura de autossabotagem profissional, algo que pode ocorrer quando o candidato se coloca de forma negativa no processo, ficando aquém do seu potencial.
Pode ser viável exemplificar situações concretas que destaquem a sua capacidade de lidar com pressão; senso de urgência; gestão de pessoas; direcionamento de processos; implementação de sistemas; facilidade para construir o relacionamento com o cliente; entre outros pontos relevantes para o direcionamento do seu perfil profissional.
A postura do candidato é multifatorial, por isso, a atenção a alguns pontos principais pode ser viável para minimizar a ansiedade na situação de avaliação. Por exemplo, não cruze braços e pernas; trabalhe a sua respiração; evite atrasos; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo; evite gesticular excessivamente; não deixe objetos no seu colo, caso seja possível.
O candidato também deve ter clareza sobre quais são as soluções possíveis para os pontos que requerem melhorias, já que naturalmente o candidato é questionado sobre qualidades e defeitos.
Sendo assim, ao apresentar uma situação negativa, apresente a solução de forma orgânica. Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante informar que pretende realizar um curso voltado à expansão de sua comunicação, como um curso de teatro.
Conhecer o site da empresa pode ser um ponto importante para direcionar o seu próprio comportamento, bem como para analisar a viabilidade da vaga. Já que o site da empresa pode conter informações sobre a sua missão e valores que são fundamentais para o candidato se direcionar no processo. Visto que uma empresa com uma cultura participativa requer uma postura diferente, quando comparada com uma empresa tradicional.
Portanto, são diversos aspectos que direcionam a postura do candidato, já que o mais importante é que não fique paralisado pela ansiedade, uma vez que a entrevista é uma oportunidade para se apresentar de forma objetiva.