Ao receber o convite para a entrevista de emprego é importante que o candidato se prepare, considerando os principais pontos da sua trajetória profissional.
Além de direcionar a sua história profissional, o candidato também deve ter atenção à sua postura, que é composta de muitos fatores. O profissional de recrutamento e seleção explora o currículo do candidato durante a entrevista de emprego, por isso, é importante que o candidato tenha clareza sobre quais são os pontos que podem ser direcionados durante o processo seletivo.
É possível levar situações concretas para a entrevista de emprego de modo resolutivo, destacando o seu senso de urgência; facilidade para lidar com metas; gestão de projetos; direcionamento de processos; gestão de pessoas; elaboração de treinamentos; conteúdos internos; dentro outros pontos.
Além disso, a sua postura deve corroborar a sua narrativa. Por isso, pode ser viável adotar uma postura participativa de modo orgânico. Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não gesticule excessivamente.
É importante para o candidato manter contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo e evite interromper a entrevista, caso se recorde de algum fato que não foi respondido em oportuna ocasião.
Além disso, ao falar sobre uma situação que requer melhoria, apresente uma solução orgânica. Por exemplo, é possível destacar que precisa se atualizar quanto a um determinado sistema utilizado no seu segmento de atuação, ao passo que é relevante destacar que pretende realizar um curso para essa finalidade.
Conhecer a cultura da empresa é um ponto muito importante para o candidato e deve ser considerado como um direcionamento. Visto que uma cultura startup tende a ser mais aberta, ao passo que uma cultura tradicionalista tende a ser fechada, o que modifica a maneira como o candidato deve se direcionar.
Além disso, esse conhecimento sobre a cultura facilita que o candidato analise a compatibilidade dos perfis. Já que é válido ressaltar que essa análise cabe a todos os envolvidos no processo seletivo. Portanto, na condição de candidato, é importante que não fique aquém do seu potencial e faça adaptações dos pontos citados para alcançar seus objetivos profissionais.