A maneira como o candidato se comporta na entrevista de emprego diz muito sobre a sua postura profissional. No entanto, a ansiedade e o nervosismo, fatores inerentes à situação, podem ser gargalos no alcance dos objetivos de profissionais de diversas áreas.
Sabemos que a entrevista de emprego é uma situação de nervosismo e ansiedade porque muitas pessoas não sabem lidar com o fato de se sentirem avaliadas.
No entanto, embora sejam fatores inerentes a situação, é muito importante que você não seja controlado por essa ansiedade, pois corre o risco de ficar aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho. Já que pode perder vagas que sejam correlatas a sua objetividade, por isso, é importante que se atente a alguns pontos para que você possa se direcionar assertivamente e aumentar suas chances de se mostrar dentro de um processo seletivo.
A postura corporal é uma linguagem intangível muito analisada dentro de uma entrevista de emprego. Por isso, é importante que você passe uma mensagem positiva por meio de seus gestos, comportamento e fala.
Sendo assim, evite cruzar braços e pernas, bem como, evite colocar objetos em seu colo como se você estivesse se defendendo.
Além disso, é importante que você evite gesticular excessivamente e procure controlar o seu tom de voz, o que ocorre naturalmente quando você presta atenção plena ao que você mesmo está dizendo.
O conhecimento sobre a cultura da empresa pode te ajudar em duas vertentes. Primeiramente, porque pode te orientar a responder perguntas feitas durante o processo seletivo.
Posteriormente, pode te orientar quanto a maneira de verificar a melhor forma de se vestir. Visto que uma Startup requer um visual casual. Por outro lado, uma empresa tradicionalista solicita de maneira implícita que você se vista de uma maneira formal.
Conheça os pontos fortes e fracos de todas as suas experiências profissionais e não apenas as informações inseridas no seu currículo. Decerto, esse conhecimento analítico pode direcionar a sua narrativa e fazer com que você se destaque.
Pois, é muito importante que o candidato conheça suas competências, habilidades e pontos de melhoria. Certamente as análise darão direção a sua carreira de uma maneira abrangente.